Efeitos do anastrozol na periodontite induzida por ligadura em ratas ovariectomizadas / Effects of anastrozole on ligature-induced periodontitis in ovariectomized rats.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

16/02/2012

RESUMO

A deficiÃncia de estrÃgeno tem mostrado aumentar a remodelaÃÃo Ãssea, podendo afetar algumas doenÃas Ãsseas como a periodontite. A biossÃntese desse hormÃnio à catalisada pela enzima aromatase e sua inibiÃÃo à importante para terapia do cÃncer de mama. Os pacientes que usam inibidores da aromatase como o Anastrozol (ANA) mostram maior nÃmero de fraturas e menor densidade Ãssea. Considerando, entÃo, o papel do estrÃgeno na resposta inflamatÃria e no metabolismo Ãsseo, alÃm dos efeitos adversos do ANA e da periodontite ser caracterizada por um processo inflamatÃrio que resulta em perda Ãssea alveolar, o objetivo desse estudo foi de investigar se o ANA afeta a periodontite em ratas ovariectomizadas. Para isto, o ANA (0,02, 0,1 e 0,5 mg/kg-v.o.) foi avaliado em um modelo de periodontite induzida por ligadura em ratos durante 11 dias. A periodontite foi analisada atravÃs de macroscopia, de histologia e da atividade de mieloperoxidase (MPO). As dosagens sÃricas de estrÃgeno, o leucograma, a variaÃÃo de massa corpÃrea e as funÃÃes hepÃtica, renal e esplÃnica tambÃm foram consideradas. A ovariectomia reduziu os nÃveis sÃricos de estrÃgeno apÃs 14 dias, mas nÃo exacerbou a periodontite ou aumentou a atividade de mieloperoxidase (MPO) quando comparada aos animais falso ovariectomizados (F-OVX). Embora o ANA nÃo tenha aumentado a perda Ãssea alveolar (POA), a administraÃÃo deste fÃrmaco por 11 dias aumentou a atividade de MPO. A ovariectomia combinada ou nÃo ao ANA nÃo promoveu nenhuma mudanÃa nas funÃÃes hepÃtica, renal ou esplÃnica, mas causou uma leucocitose promovida por cÃlulas mononucleares no 11 dia. Os animais ovariectomizados que receberam salina (SAL) tambÃm mostraram maior ganho de massa corpÃrea e a curva de peso do ANA foi similar à curva do SAL. Em conclusÃo, embora a reduÃÃo de estrÃgeno por 25 dias e a administraÃÃo de ANA por 11 dias nÃo tenha aumentado a POA, o ANA aumentou a atividade de MPO.

ASSUNTO(S)

ovariectomia odontologia anastrozol estrogÃnios inflamaÃÃo periodontite ratos ovariectomy anastrozole estrogen inflammation periodontitis rats

Documentos Relacionados