Efeitos de etanol e bebida energética no padrão de sono e na atividade motora de camundongos. / Effects of ethanol and energy drink on sleep pattern and motor activity of mice.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

O etanol é uma droga psicotrópica bastante utilizada e que apresenta um efeito bifásico dose-dependente, ou seja, em baixas doses causa euforia e agitação, enquanto que em doses elevadas induzem efeitos predominantemente depressores, principalmente alterações na atividade motora e sedação. Nos últimos anos tem sido observada uma rápida popularização da ingestão combinada de álcool e bebidas energéticas, constituídas principalmente por cafeína e taurina. Várias pessoas relataram usar bebidas destiladas com bebida energética visando aumentar o efeito estimulante e reduzir o efeito depressor do álcool. Em estudos anteriores, realizados com camundongos, observou-se que a administração simultânea de bebidas energéticas aumentou o efeito estimulante de baixas doses de etanol, evidenciado pelo aumento da atividade locomotora. Cronicamente, observou-se aumento da sensibilização a este efeito. Dada a ausência de dados sobre os efeitos da administração combinada de bebidas energéticas com dose alta de etanol na postura e locomoção dos animais e na arquitetura do sono, estes foram os objetivos do presente trabalho. No estudo 1 foi observado que agudamente a bebida energética (10,7 ml/kg de RedBull) apresentou efeito estimulante da atividade locomotora dos camundongos e o etanol (2,5 g/kg i.p.) apresentou efeito depressor. Os animais tratados com a combinação das mesmas doses de etanol e bebida energética apresentaram níveis de locomoção semelhantes aos dos animais controle, mostrando que as bebidas energéticas antagonizaram o efeito depressor do etanol. Cronicamente, os animais tratados com etanol desenvolveram tolerância ao seu efeito depressor e somente os animais tratados com a combinação de bebida energética e etanol desenvolveram sensibilização comportamental ao efeito estimulante. No estudo 2, foi confirmado que o etanol é uma droga capaz de causar a perda do reflexo postural dos camundongos dependendo da dose administrada. Porém, após tratamento crônico não foi observada nenhuma alteração (tolerância ou sensibilização) desse efeito. Além disso, a administração de bebida energética não alterou a perda do reflexo postural induzida pelo etanol, tanto agudamente como após tratamento crônico. No estudo 3, a administração aguda de 4,5g/kg de etanol v.o. aumentou o tempo de vigília e reduziu a eficiência do sono, o tempo de sono NREM e o tempo de sono REM. A administração simultânea de etanol e bebida energética prolongou o aumento de vigília induzido pelo etanol. Porém, não foi observada nenhuma interação significativa entre o etanol e a bebida energética no sono REM.

ASSUNTO(S)

psicobiologia ethanol, sleep/drugs, mice 1.etanol. 2.atividade locomotora. 3.sono/efeitos de drogas. 4.camundongos. 5.cafeína/análogos e derivados.

Documentos Relacionados