Efeito residual da inclusÃo da raspa integral de mandioca em dietas secas ou Ãmidas no perÃodo de creche, sobre o desempenho posterior de suÃnos / Residual effect of inclusion of the entire raspa mandioca in diets Ãmidas dry or the period of nursery, further on performance of pigs

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

01/06/2007

RESUMO

Foram utilizados 32 leitÃes machos castrados, de linhagem comercial, desmamados com idade mÃdia de 21 dias e peso vivo mÃdio de 6,0 kg com objetivo de avaliar diferentes nÃveis de raspa integral de mandioca e formas de arraÃoamento em leitÃes na fase de creche e seu efeito residual nas fases de crescimento, terminaÃÃo, perÃodo total e idade de abate aos 90 kg de peso vivo. O delineamento experimental utilizado foi blocos ao acaso, em arranjo fatorial 4 x 2 (quatro nÃveis de inclusÃo de raspa integral de mandioca: 0; 12; 24 e 36% e duas formas de arraÃoamento: raÃÃo seca e raÃÃo Ãmida) com quatro repetiÃÃes por tratamento, sendo a unidade experimental constituÃda por um animal. O critÃrio utilizado para a formaÃÃo dos blocos foi o peso inicial dos leitÃes. Os dados obtidos foram submetidos à anÃlise de variÃncia empregando-se o Procedimento GLM do SAS (Statystical Analyses System, 2003) e as mÃdias comparadas atravÃs do teste Tukey (5%). Os resultados demonstraram que nÃo houve diferenÃa significativa (P>0,05) entre os tratamentos para as variÃveis: ganho de peso mÃdio diÃrio (GPMD), consumo de raÃÃo mÃdio diÃrio (CRMD) e conversÃo alimentar (CA) nas fases de creche, crescimento, terminaÃÃo, perÃodo total e idade de abate aos 90,0 kg de peso vivo. Concluiu-se que independente da forma de arraÃoamento a raspa integral de mandioca pode ser utilizada em raÃÃes para suÃnos na fase de creche atà o nÃvel de 36% sem comprometer o esempenho zootÃcnico nas diferentes fases e idade de abate aos 90 kg de peso vivo.

ASSUNTO(S)

zootecnia alimentos alternativos, formas de arraÃoamento, efeito residual, idade de abate. alternative foods, feed forms, residual effect, age of abate. alternative foods, feed forms, residual effect, age of abate. alimentos alternativos, formas de arraÃoamento, efeito residual, idade de abate.

Documentos Relacionados