EFEITO DOS ESPECTROS DE GOTA ASSOCIADOS A DIFERENTES ARQUITETURAS DE CULTIVARES DE SOJA NO CONTROLE DA FERRUGEM. / EFFECT OF DROP SPECTRA ASSOCIATED WITH DIFFERENT ARCHITECTURES OF SOYBEAN CULTIVARS IN CONTROL OF THE RUST.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

22/07/2011

RESUMO

A eficiência de um fungicida é o resultado da associação de uma série de fatores como: momento da aplicação, condições ambientais, condição fisiológica da planta e tecnologia de aplicação utilizada. Já para esta última a adequada deposição e distribuição do ingrediente ativo no alvo é determinante para eficiência do processo. O objetivo deste trabalho foi determinar o espectro de gotas ideal em função das características de arquitetura de planta de cultivares de soja. Foram conduzidos dois experimentos na área experimental do Instituto Phytus, no município de Itaara, região central do Rio Grande do Sul na safra 2009/2010. O experimento 1 consistiu do comparativo de oito cultivares com características variadas de arquitetura de planta com aplicação de fungicida utilizando espectro de gotas fino. No Experimento 2, foram testadas quatro cultivares com aplicação de fungicida utilizando quatro espectros de gotas (muito fino, fino, médio e grosso). Para avaliar o efeito dos tratamentos foram determinados os seguintes parâmetros: número de gotas.cm-2, diâmentro mediano volumétrico, Índice de Área Foliar, estatura de plantas, número de ramos.planta-1, AACPFa, percentual de luz incidente no dossel produtividade da soja e componentes do rendimento. Os dados do experimento 1 indicaram que a arquitetura de plantas (estatura de plantas, número de ramos.planta-1 e IAF) influenciou significativamente a deposição de gotas no terço inferior e médio das cultivares. Também pode-se inferir que as cultivares de soja se agrupam em função de suas características de arquitetura permitindo cobertura de gotas semelhante. No experimento 2 a aplicação de fungicida com diferentes espectros de gotas possibilitaram variações significativas no controle da doença bem como na produtividade da soja. O espectro de gotas fino teve maior consistência no controle e deposição de gotas entre as quatro cultivares.

ASSUNTO(S)

engenharia agricola application technology droplet deposition chemical control phakopsora pachyrhizi tecnologia de aplicação deposição de gotas controle químico phakopsora pachyrhizi

Documentos Relacionados