Efeito do tipo de ração sobre a digestibilidade aparente dos nutrientes para piau (Leporinus elongatus)
AUTOR(ES)
Logato, Priscila Vieira Rosa, Albernaz, Norka da Silva, Ribeiro, Paula Adriane Perez, Freitas, Rilke Tadeu Fonseca de, Fialho, Elias Tadeu
FONTE
Ciência e Agrotecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
2009-06
RESUMO
O experimento foi realizado no Centro Nacional de Pesquisa de Peixes Tropicais de Pirassununga, SP, objetivando-se determinar o efeito do processamento da ração sobre os coeficientes de digestibilidade aparente dos ingredientes para o piau (L. elongatus). Foram utilizados 600 machos de piau, distribuídos em seis tanques de 300 L. Os tratamentos aplicados foram: ração farelada, ração peletizada e ração extrusada, formuladas com 32% de PB e 3400 Kcal ED/Kg. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com três tratamentos, três blocos e duas repetições por tratamento. As análises estatísticas foram realizadas pelo SAEG, com as médias comparadas pelo teste SNK (5%). Houve diferenças entre os coeficientes de digestibilidade da proteína bruta e energia para as rações peletizada e extusada (P<0,05). A digestibilidade da matéria seca não diferiu mediante os processamentos avaliados (P>0,05).
ASSUNTO(S)
alimentação ingredientes nutrição peixe
Documentos Relacionados
- Estudo cinético e termodinâmico da interação de corantes aniônicos com escamas do peixe Piau (Leporinus elongatus)
- Estudo cinético e termodinâmico da interação de corantes aniônicos com escamas do peixe Piau (Leporinus elongatus)
- Caracterização de escamas do peixe piau (Leporinus elongatus) e sua aplicação na remoção de Cu(II) de meio aquoso
- Cytogenetic markers as diagnoses in the identification of the hybrid between Piauçu (Leporinus macrocephalus) and Piapara (Leporinus elongatus)
- Parâmetros qualitativos do sêmen de piapara (Leporinus elongatus Valenciennes, 1850)