Efeito do pré-aquecimento de cimento resinosos de dupla-ativação na resistência de união de restaurações indiretas de compósito.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos do pré-aquecimento de cimentos resinosos polimerizados na resistência à tração por meio do método de microtração (MTBS) de restaurações indiretas à dentina. Superfícies oclusais de dentina de 40 terceiros molares humanos foram expostas e aplainadas. Os dentes foram divididos em 8 grupos (n = 5) de acordo com a temperatura dos cimentos resinosos (25C e 50C), modos de polimerização (fotoativação ou autopolimerização) e produtos [Excite DSC / Variolink II (VII) e XP Bond / Calibra (Cal)]. Adesivos foram aplicados nas superfícies dentinárias de acordo com as instruções dos fabricantes. Para os materiais pré-aquecidos, os cimentos resinosos e os discos de resina prépolimerizados (2 mm de espessura / TPH-Spectrum) foram aquecidos a 50C previamente à mistura sobre uma superfície aquecida de um agitador mecânico. Os cimentos resinosos foram misturados e aplicados nos discos de resina composta, que posteriormente foram aderidos às superfícies dentinárias. O material foi foto-ativado de acordo com instruções do fabricante (PP / Optilux 501), ou foi deixado para autopolimerizar (AP). Em seguida, os dentes restaurados foram armazenados em umidade relativa de 100% a 37C por 7 dias e foram ambos seccionados mésiodistalmente e buco-lingualmente para obtenção de múltiplos palitos (aproximadamente 1 mm2 de área transversal). Cada amostra foi testada em tensão a uma velocidade de 1 mm/min até o momento da fratura. Os dados (MPa) foram analisados por ANOVA três fatores e teste Tukey (= 5%). Os padrões de fratura dos espécimes testados foram analisados usando lupa estereoscópica. VII pré-aquecido mostrou MTBS superior ao Vll à 25C, independentemente do modo de ativação (p = 0,02476). Não houve diferença significativa entre Cal à 50C e Cal à 25C, independentemente do modo de ativação. A utilização de cimentos resinosos duais com o aumento da temperatura pode melhorar a resistência de união de restaurações indiretas à dentina. No entanto, os efeitos do aumento da temperatura de cimento são produto-dependentes.

ASSUNTO(S)

dual-cured resin cements, microtensile bond strength, temperature,indirect restoration. odontologia cimentos resinosos duais, ensaio de microtração, temperatura, restauração indireta

Documentos Relacionados