Efeito do nível de substituição do farelo de soja pela torta de mamona destoxificada sobre o comportamento ingestivo de ovinos confinados.

AUTOR(ES)
FONTE

SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE CAPRINOS E OVINOS DE CORTE

DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

Avaliou-se o comportamento ingestivo de ovinos confinados e alimentados com níveis de 0, 33, 67 e 100% de substituição do farelo de soja (FS) pela torta de mamona destoxificada (TMD), ao longo de 24 h do quadragésimo quinto dia num delineamento de blocos ao acaso com cinco repetições (ovinos). Estimou-se o número de mastigações merícicas por bolo ruminal e o tempo despendido de mastigação merícica por bolo ruminal, o consumo de matéria seca (MS) e de fibra em detergente neutro (FDN), as eficiências de alimentação e ruminação, o número de bolos ruminais por dia, o tempo de mastigação total e o número de mastigações merícicas por dia. Observou-se efeito linear decrescente e crescente (P<0,05) dos níveis de substituição do farelo de soja (FS) pela torta de mamona destoxificada (TMD). Os parâmetros TMT, MMnd, MMnb, MMtb e NRD não foram afetados (P>0,05) pelos diferentes níveis de substituição do FS pela TMD. Observou-se efeito linear crescente (P<0,05) dos níveis de substituição do FS pela TMD sobre a DMR. A elevação dos níveis de substituição do FS pela TMD acarretou poucas mudanças comportamentais dos ovinos confinados.

ASSUNTO(S)

ovino nutrição animal alimentação dieta ingestão hábito alimentar subproduto ricinus communis torta de mamona farelo de soja substituição biodiesel mastigação merícica sheep animal nutrition

Documentos Relacionados