Efeito do laser em baixa intensidade sobre a proliferação, adesão e expressão de runx2 em osteoblastos cultivados na presença de LPS. / Effect of the laser in low intensity on the proliferation, adhesion and expression of runx2 in osteoblastos cultivated in the LPS presence.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/12/2011

RESUMO

A destruição tecidual associada aos quadros de infecção óssea está relacionada aos constituintes dos microorganismos infectantes, aos seus produtos secretórios e à ativação de células do próprio tecido e do sistema imunológico. O lipopolissacarídeo (LPS), componente da parede de bactérias gram-negativas, foi o primeiro componente bacteriano cuja potente capacidade de induzir reabsorção óssea foi demonstrada. Por outro lado, o laser em baixa intensidade (LBI) tem sido utilizado em tecidos ósseos com o intuito de acelerar o processo de reparo. Deste modo, o objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos do LBI sobre a proliferação, a adesão e a diferenciação de osteoblastos cultivados em situação de simulação de infecção. Para tanto, osteoblastos da linhagem OSTEO-1 (derivados de calvária de ratos), cultivados na presença LPS (E.coli), foram irradiados com LBI (Ga-Al-As, 780 nm, 10 mW, 12s, 0,12 J, 3 J/cm2). Culturas irradiadas e não irradiadas (controle) foram submetidas a ensaios de proliferação em períodos de 1, 3 e 5 dias (MTT) e adesão após 20, 40 e 60 minutos (MTT). Além disso, a expressão gênica do fator de transcrição run-related (Runx2) foi avaliada após 24 h da irradiação utilizando a reação em cadeia da polimerase (PCR) em tempo real. Os resultados não mostraram diferenças estatisticamente significantes em relação à proliferação celular e a expressão de Runx2. Quanto à adesão celular o LPS diminuiu a adesão nos grupos cultivados na presença das concentrações de 1 e 10 μg/mL após 20 min. e na concentração de 10 μg/mL após 40 e 60 min. Em todos os períodos avaliados o LBI não se mostrou capaz de alterar esta tendência.

ASSUNTO(S)

terapia a laser de baixa intensidade osteoblastos, bactérias gram-negativas outros laser therapy, low-level osteoblasts gram-negative bacteria

Documentos Relacionados