Efeito do aporte térmico e adição de nitrogênio no gás de proteção na transição dúctil-frágil de um aço inoxidável AISI 409 soldado pelo processo GMAW

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

A grande aplicação do aço inoxidável ferrítico AISI 409 na construção de reservatórios de líquidos diversos, caldeiras, radiadores e mais recentemente nos sistemas de exaustão de gases de veículos automotores, tem despertado um grande interesse em se conhecer melhor o comportamento mecânico de soldas destes aços inoxidáveis, sobretudo no que diz respeito à sua transição dúctil-frágil. Sabendo-se que a variação do aporte térmico tem efeito significativo no ciclo térmico de soldagem, trabalhou-se com dois diferentes valores, visando observar o seu efeito correlacionado com as duas misturas de gases de proteção empregadas no comportamento dúctil- frágil do material soldado pelo processo GMAW (Gas Metal Arc Welding). Assim, neste trabalho, buscou-se investigar o comportamento dúctil- frágil na zona fundida e zona termicamente afetada de um aço inoxidável AISI 409, soldado pelo processo GMAW em duas condições de energia de soldagem e misturas de gases de proteção da solda, empregando-se ensaios de impacto Charpy, ensaios de microdureza Vickers, análise de imagens microfratográficas e de microestrutura. Como resultado constatou-se que a adição de nitrogênio ao argônio na atmosfera de proteção da solda praticamente não exerceu nenhum efeito na zona termicamente afetada comparado com a atmosfera de argônio sem a adição de nitrogênio. No entanto, na zona fundida, as soldas com atmosfera de proteção com argônio sem a adição de nitrogênio obteve-se resistência ao impacto praticamente o dobro das soldas cuja atmosfera de proteção não tinha a adição de nitrogênio.

ASSUNTO(S)

engenharia de materiais e metalurgica aço inoxidável ferrítico,variação do aporte térmico,soldas com atmosfera,microfratográficas.

Documentos Relacionados