Efeito de diferentes concentrações de FSH recombinante sobre o desenvolvimento in vitro de folículos pré-antrais caprinos e ovinos isolados. / Effect of different concentrations of recombinant FSH on the in vitro development of preantral follicles isolated from goats and sheep.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

31/07/2009

RESUMO

O desenvolvimento de um sistema de cultivo in vitro capaz de manter a viabilidade e promover o completo crescimento de folículos pré-antrais (folículos pré-antrais) é de fundamental importância para o fornecimento de milhares de oócitos viáveis, aptos a serem fertilizados, visando o aumento na produção de embriões. Desta forma, este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do hormônio folículo estimulante recombinante (FSHr) sobre o desenvolvimento in vitro de folículos pré-antrais caprinos e ovinos isolados. Para tanto, ovários de cabras e ovelhas sem raça definida foram coletados em abatedouro local e transportados ao laboratório por até uma hora em Meio Essencial Mínimo (MEM) a 4C contendo HEPES e antibióticos. Os folículos pré-antrais foram isolados por microdissecção com auxílio de agulhas de 26 G sob estereomicroscópio. Em seguida, os folículos isolados foram cultivados em gotas de 25 μL de α- MEM suplementado com 10% de soro fetal bovino (SFB), 1% de insulina-transferrina-selênio (ITS),1% de antibióticos e 50 μg/mL de ácido ascórbico, na ausência (controle) ou presença de FSHr (100 ou 1000 ng/mL), a 39 C com 5% de CO2 em ar. Durante o cultivo foram avaliados a morfologia, o crescimento folicular e a formação de antro. Foi observado que, na espécie caprina, o cultivo com FSHr, em ambas concentrações testadas, apresentou percentuais de folículos morfologicamente normais semelhantes ao controle até o 12 dia de cultivo (P>0,05), sendo observada uma redução deste parâmetro no 18 dia (P<0,05) somente no tratamento com 1000 ng/mL de FSRr. Na espécie ovina, o percentual de folículos morfologicamente normais foi semelhante em todos os tratamentos (P>0,05). Com relação ao desenvolvimento folicular, em caprinos, a adição de FSHr, em ambas concentrações, aumentou significativamente a taxa de crescimento em relação ao controle (P<0,05). Entretanto, na espécie ovina, este aumento só foi observado no grupo tratado com FSHr na concentração de 1000 ng/mL. No que se refere à formação de antro, em ambas as espécies, não foi observada diferença significativa entre os tratamentos com FSHr e o grupo controle. Quanto à análise da configuração da cromatina, observou-se que todos os oócitos permaneceram em estádio de vesícula germinativa. Assim, pôde-se concluir que folículos pré-antrais caprinos e ovinos são capazes de manter a sobrevivência e o crescimento in vitro até o estádio antral na ausência de FSH. Contudo, este hormônio teve um papel importante no aumento da taxa de crescimento folicular em ambas as espécies.

ASSUNTO(S)

hormônio folículo estimulante cultivo in vitro cabras ovelhas folículo préantral oócito reproducao animal follicle stimulating hormone in vitro culture goats ewes preantral follicle oocyte

Documentos Relacionados