Efeito da suplementação vitamínica em parâmetros de geração de trombina, fibrinólise e função endotelial em pacientes com tromboembolismo venoso: Estudo duplo-cego, randomizado, controlado com placebo. / Effect of B-vitamin supplementation in markers of thrombin generation, fibrinolysis and endothelial function in patients with venous thromboembolism: a randomized, double-blind, placebo-controlled trial.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Introdução: Hiperhomocisteinemia leve está associada com aumento do risco de tromboembolismo venoso (TEV) e doenças cardiovasculares. Estudos anteriores sugerem associação entre níveis elevados de homocisteína e marcadores de disfunção endotelial, fibrinólise e geração de trombina. Não está ainda definido, entretanto, se a redução da homocisteína pela suplementação vitamínica é capaz de modificar o nível desses marcadores. Objetivos: Avaliar o efeito da suplementação vitamínica nos níveis de homocisteína e em parâmetros de ativação da coagulação, fibrinólise e função endotelial e avaliar a associação entre os níveis de homocisteína e os níveis de marcadores. Métodos: Nesse estudo randomizado, duplo-cego, controlado com placebo, 105 pacientes foram randomizados para receber suplementação vitamínica com folato 5 mg, vitamina B12 0,4 mg e piridoxina 50 mg por 8 semanas. Foram incluídos pacientes com TEV objetivamente confirmado, com idade entre 18 e 70 anos. Resultados: Foram avaliadas amostras basais de 104 pacientes e 99 (94,3%) completaram as 8 semanas de intervenção. Houve redução de 29% no nível de homocisteína dos pacientes tratados com suplementação vitamínica e elevação significativa de t-PA (ativador de plasminogênio tecidual) nesse mesmo grupo (p=0,0008). Não houve modificação nos demais parâmetros analisados (complexo trombina-antitrombina, fragmento 1+2 da protrombina, dímeros D, antígeno do fator de von Willebrand, fator VIII, fibrinogênio e inibidor do ativador de plasminogênio tipo-1 – PAI-1). Quando analisamos apenas pacientes com níveis de homocisteína acima do tercil superior (12,6 μmol/L), observou-se que houve elevação tanto de t-PA como de PAI-1 no grupo que recebeu suplementação vitamínica (p=0,014 e p=0,0004, respectivamente). Foi ainda observada correlação positiva entre os níveis basais de homocisteína e os níveis basais de t-PA (r=0,2154). Não houve correlação entre a homocisteína e os demais parâmetros e não houve diferença entre pacientes com homocisteína acima do tercil superior e aqueles com homocisteína abaixo do tercil inferior (9,9 μmol/L) em relação ao nível dos demais marcadores. Conclusões: Em pacientes com TEV, a suplementação vitamínica causou elevação de t-PA e de PAI-1, ambos marcadores de lesão endotelial, em pacientes com níveis mais elevados de homocisteína. Não foi observado efeito da suplementação vitamínica sobre os demais marcadores de lesão endotelial, fibrinólise e geração de trombina.

ASSUNTO(S)

hematologia 1. venous thromboembolism, 2. homocysteine, 3. b-vitamin supplementation, 4. endothelial function, 5. fibrinolysis and thrombin generation. 1. tromboembolismo venoso. 2. homocisteína. 3. suplementação vitamínica. 4. função endotelial. 5. fibrinólise. 6. geração de trombina.

Documentos Relacionados