Efeito da Quimiocina CXCL10 na infecÃÃo por Leishmania infantum/chagasi em camundongos BALB/C / Effect of chemokine CXCL10 in Leishmania infantum chagasi infection in BALB/c mice.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

17/02/2012

RESUMO

A leishmaniose visceral causada por Leishmania infantum chagasi à caracterizada pela perda da habilidade do hospedeiro gerar uma resposta imunolÃgica eficaz. Neste estudo, foi investigado o papel da quimiocina CXCL10 no controle da infecÃÃo por L. infantum chagasi in vivo. Grupos de camundongos BALB/c foram tratados ou nÃo com CXCL10 (5 μg/kg) com 1, 3 e 7 dias de infecÃÃo e apÃs 1, 7 e 23 dias do tratamento, alguns parÃmetros foram avaliados: a carga parasitÃria, os nÃveis de IFN-, IL-4, TGF-β e IL-10, e as alteraÃÃes histopatolÃgicas no fÃgado. ApÃs 23 dias de tratamento, CXCL10 induziu, no baÃo, uma reduÃÃo expressiva no nÃmero de parasitos, quando comparado ao grupo controle. No fÃgado, a carga parasitÃria mostrou uma queda no grupo tratado, entre o 7 e 23 dia apÃs o tratamento. Entretanto, o efeito leishmanicida de CXCL10, neste trabalho, nÃo parece ser mediado por NO, uma vez que nÃo houve diferenÃa na produÃÃo de NO entre os grupos. IFN-γ foi induzida de maneira mais significativa no grupo tratado do que nos controles, e atingiu sua produÃÃo mÃxima (100 pg/mL) no 23 dia apÃs o tratamento, correlacionando-se com a queda da carga parasitÃria nos ÃrgÃos-alvo. IL-4 foi produzida em baixas concentraÃÃes, em ambos os grupos, embora os animais tratados com CXCL10 tenham mostrado nÃveis mais elevados do que os controles. Em relaÃÃo Ãs citocinas antiinflamatÃrias, apÃs 23 dias do tratamento, os nÃveis de IL-10 nos animais tratados foram menores do que os do controle. A produÃÃo de TGF-β apÃs 7 dias do tratamento foi 2 vezes menor no grupo tratado quando comparado ao controle, e apÃs 23 dias do tratamento, essa citocina continuou com nÃveis mais baixos do que aqueles observados no controle. Na anÃlise histopatolÃgica do fÃgado apÃs o 1 dia do tratamento, foram encontrados, em ambos os grupos, mais granulomas imaturos (GI), do que infiltrados nÃo granulomatosos (NG) e alguns poucos granulomas maduros (GM) apenas no grupo tratado. ApÃs 7 dias do tratamento, a quantidade de infiltrados NG estava menor e os GI ainda foram os mais encontrados, em ambos os grupos, alÃm disso, foi observado um pequeno aumento de GM no grupo tratado. Em resumo, diante dos resultados encontrados, à possÃvel sugerir um importante papel leishmanicida de CXCL10 em camundongos BALB/c infectados por L. infantum chagasi, que parece ser mediado por uma expressiva produÃÃo de IFN-g e supressÃo das citocinas imunorreguladoras, IL-10 e TGF-β, abrindo a hipÃtese se isto nÃo estaria associado a uma diminuiÃÃo na frequÃncia de cÃlulas T regulatÃrias, induzida por CXCL10, nesses animais.

ASSUNTO(S)

doencas infecciosas e parasitarias l. infantum chagasi quimiocina cxcl10 ifn- interleucina-4 interleucina-10 fator de crescimento transformador beta granuloma l. infantum chagasi cxcl10 ifn- il-4 il-10 tgf-β granuloma

Documentos Relacionados