Efeito da castração sobre o potencial de ação composto do nervo ciático de ratas. / Effect of castration on the compound action potential of the sciatic nerve of rats.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

27/04/2006

RESUMO

O estrogênio e a progesterona são os principais hormônios sexuais ovarianos. Esses hormônios são responsáveis por diversas atividades biológicas. Neste estudo, nós verificamos os efeitos do estrogênio e da progesterona no PAC dos nervos ciáticos de ratas no grupo de ratas com ligadura ciática (RL), ratas ooforectomizadas (RO) e ratas ooforectomizadas com ligadura ciática (ROL). Para o registro extracelular do Potencial de ação composto (PAC), nervos ciáticos de ratas Wistar foram dissecados e montados em uma câmara de Havard e foram estimulados a uma frequência de 0,2 Hz, com pulsos elétricos de 20-40 V e 50-100 μs de duração e, o PAC evocado foi monitorado no osciloscópio e registrado no computador. Em RL, a amplitude positiva do 1 componente apresentou redução progressiva em seu valor médio. A amplitude positiva do 2 componente mostrou-se, significativamente, reduzida em ratas com ligadura de ciático há trinta dias e a amplitude positiva do 3 componente foi totalmente abolida. Nesse grupo, a velocidade de condução nervosa do 2 componente mostrou-se reduzida com a evolução do tempo após a lesão. Também, observamos aumento na excitabilidade celular no grupo. Em RO, a ocorrência da amplitude positiva do 3 componente foi, significativamente, reduzida aos quarenta e cinco dias de ooforectomia (RO 45D). Constatamos aumento na excitabilidade celular com sessenta dias de ooforectomia (RO 60D). Nas ROL, observamos ausência do do 3 componente . A amplitude positiva do 1 componente apresentou-se elevada em ratas ooforectomizadas à quarenta e cinco dias e com lesão ciática há quinze dias (ROL 45D) em relação ao sub-grupo de ratas com ligadura ciática há três quinzenas (RL 3Q) e, em ratas ooforectomizadas há setenta e cinco dias e com ligadura de ciático há quarenta e cinco dias (ROL 75D) em relação aos sub-grupos de ratas com ligadura ciática há duas quinzenas (RL 2Q) e ratas com ligadura ciática há três quinzenas (RL 3Q). A ocorrência da amplitude positiva do 2 componente apresentou-se reduzida em ratas ooforectomizadas há quarenta e cinco dias e com ligadura ciática há quinze dias (ROL 45D) e o 3 componente ausente. Sua reobase encontrou-se significativamente reduzida.após setenta e cinco dias de ooforectomia e quarenta e cinco dias de ligadura ciática (ROL 75D). Os dados sugerem que a lesão constrictiva (ligadura) modifica a excitabilidade neuronal de maneira diferenciada para os vários tipos de fibras do nervo ciático, o mesmo ocorre em relação à ooforectomia. A ooforectomia associada à ligadura modifica os efeitos da lesão constrictiva.

ASSUNTO(S)

estrogênio nervo ciático potencial de ação composto e progesterona fisiologia estrogen progesterone sciatic nerve and compound action potential

Documentos Relacionados