Efeito da cantaxantina dietética para matrizes pesadas com idade avançada e do período de armazenamento dos ovos sobre a fertilidade, rendimento de incubação, nutrientes da gema e desenvolvimento embrionário

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

28/02/2011

RESUMO

Foram conduzidos dois experimentos. No experimento I avaliou-se a influência da adição de cantaxantina (Carophyll Red®) à dieta das matrizes pesadas e do período de armazenamento dos ovos sobre a qualidade dos ovos, nutrientes da gema, fertilidade, rendimento de incubação e desenvolvimento do embrião. No experimento II, foram avaliados os efeitos da cantaxantina dietética e do envelhecimento das matrizes sobre a fertilidade. Foram utilizados ovos de dois galpões de matrizes Cobb® de um mesmo lote, apresentando fertilidade e eclodibilidade semelhantes, monitoradas durante cinco semanas antes do início do experimento. No experimento I, os tratamentos foram definidos pelas dietas (com e sem adição de 6ppm de cantaxantina na dieta das matrizes) e períodos de armazenamento dos ovos (três e sete dias). O delineamento experimental foi inteiramente ao acaso em arranjo fatorial 2 x 2 (duas dietas x dois períodos de armazenamento). No experimento II, os tratamentos foram definidos pelas dietas (com e sem adição de 6ppm de cantaxantina na dieta das matrizes) e idades das matrizes (50, 51, 55, 59 e 60 semanas de idade). O delineamento experimental foi inteiramente ao acaso em parcela subdividida 2 x 5, sendo os fatores da parcela compostos pelas dietas e o das subparcelas compostos pelas idades das matrizes. No experimento I, a adição de cantaxantina à dieta de matrizes elevou as concentrações de cantaxantina e vitamina A e reduziu a quantidade de vitamina E na gema do ovo, melhorou a fertilidade e eclosão e reduziu a mortalidade embrionária a partir de 15 dias de incubação. O armazenamento por sete dias prejudicou a qualidade dos ovos, promoveu oxidação de lipídios e vitaminas da gema, retardou o desenvolvimento embrionário, reduziu a eclosão e aumentou a mortalidade embrionária após 15 dias de incubação. No experimento II, observou-se que após 50 semanas de idade, a fertilidade do lote de matrizes pesadas reduziu continuamente e a adição de cantaxantina à dieta miniminizou parcialmente os efeitos negativos da progressão da idade sobre a fertilidade. A cantaxantina pode ser utilizada como antioxidante nas dietas das matrizes pesadas para minimizar os efeitos negativos do armazenamento sobre o rendimento de incubação e da idade sobre a fertilidade.

ASSUNTO(S)

ave domestica alimentação e rações teses. dieta em veterinaria teses. ovos armazenamento teses. ovos qualidade teses. ovos eclodibilidade teses. zootecnia teses.

Documentos Relacionados