EFEITO ANTI-INFLAMATÓRIO DA LECTINA ISOLADA DE SEMENTES DE Bauhinia bauhinioides MART. / ANTI-INFLAMMATORY EFFECT OF LECTIN ISOLATED FROM SEEDS Bauhinia bauhinioides MART.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

08/03/2012

RESUMO

Nesse estudo, testou-se o potencial efeito da lectina extraída de sementes de Bauhinia bauhinioides (BbL) para o controle dos eventos vasculares e celulares da inflamação aguda. Pré- tratamento dos animais com BbL na dose de 1 mg/Kg, 30 min antes da injeção de estímulos, inibiu o edema de pata induzido por carragenana (37% em 1 h, 32% em 3 h e 34% em 4 h), contudo apresentou modesto efeito quando utilizou-se a dextrana como agente pró-inflamatório (25%, restrito aos primeiros 30 min). Avaliamos também a capacidade da BbL em inibir a migração de leucócitos para a cavidade peritoneal de ratos induzida por agente quimiotático indireto (carragenana e TNF-) e direto (fMLP), havendo redução do influxo de neutrófilos em 94%, 55% e 70%, respectivamente. Apresentou um pequeno efeito sobre o aumento da permeabilidade vascular, reduzindo em 20% a concentração de proteínas após peritonite induzida por carragenana. Além disso, injeção intravenosa de BbL reduziu os níveis de mieloperoxidase (MPO) em 90% e de glutationa (GSH) em 95%. Demonstrou-se que a atividade anti-inflamatória da lectina associa-se a redução de 70% nos níveis de TNF- e de 50% nos de IL1-. Adicionalmente, BbL causa redução do rolamento (86%) e adesão (95%) de neutrófilos vistos por microscopia intravital. O efeito em todos os modelos foi prevenido pela incubação da lectina com seu açúcar ligante, D-galactose (0,1M) por 1 h a 37 oC, mostrando o envolvimento do domínio de ligação a carboidratos para a ocorrência desta atividade. Especula-se que BbL exerce atividade anti-inflamatória por interferir no caminho de sinalização que leva à síntese de citocinas, que, entre outras funções, estão envolvidas na amplificação da resposta inflamatória, incluindo o aumento da expressão das moléculas de adesão.

ASSUNTO(S)

lectina de leguminosa bauhinia bauhinioides inflamação. ciências biológicas legume lectin bauhinia bauhinioides inflammation

Documentos Relacionados