Education of young people and adults and school-evasion:case of the Federal Institute of Cearà - Fortaleza campus. / EducaÃÃo de jovens e adultos e a evasÃo escolar: o caso do Instituto Federal do Cearà - campus de Fortaleza.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

24/10/2011

RESUMO

RESUMO Esta dissertaÃÃo procurou identificar os fatores que influenciaram, mais fortemente, os alunos evadidos dos cursos de nÃvel mÃdio integrados à formaÃÃo profissional na modalidade EJA, no Instituto Federal do Cearà (IFCE) - campus de Fortaleza. Na busca de aumentar as chances de encontrar respostas mais confiÃveis e consistentes, procurou-se trabalhar com todos os segmentos envolvidos no processo pedagÃgico: evadidos, alunos, professores, administradores e pedagoga. A pesquisa se caracterizou como um estudo de caso, empÃrica, do tipo explicativa, descritiva, e pretendeu analisar: a) o desenvolvimento do currÃculo, b) a dinÃmica do relacionamento professor/aluno, c) as condiÃÃes de infraestrutura do IFCE para o bom desempenho dos cursos e d) as questÃes de maior relevÃncia que motivam o abandono por parte do aluno. O procedimento metodolÃgico da investigaÃÃo decorreu no recorte temporal entre 2009 e 2011 e se realizou em trÃs tempos e formas: pesquisa bibliogrÃfica, documental e de campo, subsidiadas pelas tÃcnicas de grupo focal, de observaÃÃo participante e de entrevistas semiestruturadas, junto aos segmentos investigados. Buscando uma fundamentaÃÃo para os possÃveis achados, foi feita uma revisÃo sobre as trajetÃrias da EJA e do ensino profissional no Brasil, caracterizou-se o IFCE, e realizou-se uma rÃpida incursÃo sobre o IFCE - campus de Fortaleza, o seu PROEJA e em particular sobre o perfil de seus alunos. Considerou-se como fundamentos teÃricos, trabalhos de Makarenko (1987), Freire (2000) e (2001), Bourdieu (1992), McLaren (1992), os trabalhos de Haddad (2000), Kuenzer (1997), Frigotto (2005), Ciavatta (2008), de Oliveira (2003), de Andriola (2003), Almeida (2008), Marconatto (2009) entre outros. Obteve-se pela tÃcnica da anÃlise de conteÃdo, um total de 580 recortes das falas dos participantes, destacando-se 188 (32,41%) para as questÃes relacionadas à prÃtica pedagÃgica, 163 (28,10%) relacionados à evasÃo, 161 (27,76%) relacionados à permanÃncia e 68 (11,72%) relacionados à infraestrutura. Na anÃlise do conjunto de recortes, do perfil dos alunos e das observaÃÃes realizadas, constatou-se que os âfatores internosâ relacionados à instituiÃÃo tiveram uma prevalÃncia bastante acentuada no aumento da evasÃo naquele campus.

ASSUNTO(S)

dropping out of school instituto federal ensino profissional proeja evasÃo educacao de adultos evasÃo escolar na educaÃÃo de adultos â fortaleza(ce) instituto federal do cearÃ(fortaleza,ce) professional education proeja federal institute.

Documentos Relacionados