Educação patrimonial : um olhar sobre a integração da obra de Athos Bulcão na arquitetura brasiliense
AUTOR(ES)
Fabio da Silva
DATA DE PUBLICAÇÃO
2009
RESUMO
Esta dissertação visa dar uma contribuição às atividades pedagógicas do ensino básico, relativa a Educação Patrimonial e por isso faz uma abordagem, e ao mesmo tempo, uma reflexão, baseando-se em referências teóricas e empíricas sobre a Arquitetura no Brasil, com ênfase nos trabalhos desenvolvidos pelo artista Athos Bulcão, que por meio de sua criatividade, construiu um novo formato de arte arquitetônica, com o auxílio dos azulejos. A intenção é contribuir com o acervo bibliográfico e iconográfico da História da Arte no Brasil, despertando a sensibilidade do indivíduo que se depara com essas obras, e, de forma peculiar, descreve e interpreta o significado de cada cor, modelo e fachada. É indiscutível a contribuição desse artista para a paisagem urbana de Brasília. Em vista disso, foi feita uma análise sobre seus traços, sua inspiração, suas obras, e a importância delas, no contexto artístico e histórico, passando pelas fases artísticas que ele se inseriu. Além disso, uma discussão dialógica sobre a maneira como ele realizou a integração da arte e da arquitetura, e colocando-o como um dos criadores da linha construtiva, que se traduz na interação das artes plásticas e com a arquitetura.
ASSUNTO(S)
athos bulcão arquitetura e urbanismo athos bulcão tiles educação patrimonial integration art and architecture and brasilia azulejos integração arte e arquitetura e brasília heritage education
ACESSO AO ARTIGO
Documentos Relacionados
- Ventania, de Athos Bulcão : ruptura e integração
- Azulejo na arquitetura brasileira: os painéis de Athos Bulcão
- Obra de arte x obra-de-arte: um olhar sobre a cisão entre a engenharia e a arquitetura em uma perspectiva filosófico-histórica da arte
- Arquitetura, a síntese das artes : um olhar sobre os pontos de contato entre arte e arquitetura na modernidade brasileira
- Um olhar sobre o outro: a perspectiva sobre outras culturas na obra de Robert Flaherty