Educação : criação ou técnica? Contribuições da educação informal na comunidade jazzística

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2001

RESUMO

A presente dissertação busca refletir sobre o papel da criatividade na educação (entendida como fundamental para o advento do indivíduo crítico) e como propiciá-la, relativizando a importância do método ao reconhecer no seu abuso conseqüências negativas como o reprodutivismo e a submissão. Através de pesquisa bibliográfica, partindo da premissa de que a criatividade é função da afetividade, o autor procurou comprovar que ambas são compatíveis com a socialização dos conteúdos libertadores, e mesmo potencializam esta socialização, buscando compreender indivíduo e sociedade sem opor um a outro. Através do trabalho filosófico, psicanalítico e sociológico de Cornelius Castoriadis procurou explicar a relação afetiva com o outro como essencial para a criação, evidenciar como o controle social, interiorizado como repressão, bloqueia o fluxo criativo do pensamento (instaurando a submissão), e de que maneira uma educação para a criatividade, substituindo a repressão pela reflexão, o pode liberar. Por outro lado, o estudo da educação informal na comunidade do jazz forneceu uma analogia para a presente proposta educacional, descrevendo procedimentos conducentes à criatividade, enquanto a educação formal do jazz obteve resultados padronizadores que não se revelaram encorajadores para o desenvolvimento desta linguagem. Desta maneira, as conclusões obtidas são no sentido de que o abuso do método ou o entendimento da educação como técnica devem ser evitados, devendo-se instituir o educando como agente ativo de seu próprio processo de descobrimento, invenção e criação.

ASSUNTO(S)

jazz community comunidade do jazz psicanálise educacao jazz psychoanalysis

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