Educação ambiental e emprego de equipamentos economizadores na redução do consumo de água em residências de famílias de baixa renda em uma escola de ensino fundamental

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

O objetivo desse trabalho é avaliar o emprego da educação ambiental e da instalação de equipamentos sanitários economizadores na redução do consumo de água em domicílios de famílias de baixa renda e na escola de ensino fundamental do bairro Capitão Eduardo, periferia de Belo Horizonte. Pretendeu-se ainda gerar resultados que pudessem dar subsídios à avaliação da viabilidade de implantação de políticas públicas de financiamento para famílias de baixa renda e escolas públicas para a aquisição de equipamentos economizadores de água. Na primeira etapa, foram instaladas 14 torneiras de fechamento automático, 9 válvulas de ciclo variável com regulagem de vazão , 13 reguladores de vazão para torneiras e 1 caixa de descarga de embutir nas instalações sanitárias de 37 residências de famílias que apresentavam renda mensal de até três salários mínimos. O consumo de água de cada residência foi levantado 18 meses antes e 7 meses após a instalação dos equipamentos economizadores. Numa segunda etapa, foi realizado um trabalho de educação ambiental direcionado às crianças da 3a à 5a séries da E. M. Governador Ozanan Coelho, através de dois ciclos de palestras. Posteriormente, foram instaladas 11 torneiras de fechamento automático e 11 válvulas de ciclo variável com regulagem de vazão nas instalações sanitárias da escola destinadas aos alunos, aos professores e aos funcionários de serviços gerais. O consumo de água na escola foi levantado 2 meses antes e 2 meses após o início do 1o ciclo de palestras e 4 meses após a instalação dos equipamentos. Através dos dados obtidos, foram comparados os consumos de água antes e depois da instalação dos equipamentos e das atividades de educação ambiental, nas residências e na escola. Verificou-se que nas residências houve uma economia de 220m3 de água de jul/04 a jan/05 (em média 0,9m3 mensais/residência), correspondendo a uma redução de 7,5% e na escola, uma economia de 240m3 de ago/04 a nov/04 (em média 60m3/mês), correspondendo a uma redução de 16%. A educação ambiental não trouxe economia no consumo de água da escola. No entanto, em 43 das 61 residências de crianças que vivenciaram o trabalho houve redução média de consumo de 23% de mai/04 a jun/04.

ASSUNTO(S)

engenharia sanitária teses. Água consumo teses. educação ambiental teses. saneamento teses. meio ambiente teses. recursos hídricos desenvolvimento teses.

Documentos Relacionados