Edição de fotografia no jornal Zero Hora: entre a produção, a recepção e o produto

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

O presente trabalho pretende discutir a edição de fotografia do jornal diário Zero Hora, abordando a produção, a recepção e o produto fotojornalístico como as três instâncias que nos permitem compreender este processo. A partir de um estudo quanti-qualitativo sobre a fotografia na mídia impressa - e também dos aportes em torno dos processos de sentido, das teorias do jornalismo e dos estudos audiovisuais -, a presente pesquisa pretende identificar os elementos definidores da natureza e das lógicas do uso da fotografia em Zero Hora, estruturando-se em torno da crítica da imagem realizada no box Foto comentada. A partir deste micro-espaço de tensionamento entre foto, edição fotográfica, leitor e jornal, pretende-se perceber para quais direções, no âmbito do sistema fotojornalístico, estas discussões apontam. Entre os movimentos metodológicos realizados, estão as incursões nos campos da recepção e da produção (por meio de entrevistas, observação participante e observação do box Foto comentada), e também a análise de 172 fotografias publicadas em Zero Hora durante o ano de 2005. Como principais aportes teóricos, podemos citar os autores Jorge Pedro Sousa, Susan Sontag, Donis A. Dondis, Nélson Traquina, Mauro Wolf, Roland Barthes, Vilém Flusser, Pepe Baeza, Henri Bergson, Suzana Kilpp e José Luiz Braga, entre outros

ASSUNTO(S)

edição edition fotógrafo comunicacao fotografia zero hora imagem photojournalism photography fotojornalismo journalism

Documentos Relacionados