E tudo verdade? : a exploração o e o documentario de exploração / Is it all true? : exploration in documentary and

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

O trabalho parte da idéia de que desde os primeiros registros com imagens até o estabelecimento do filme como instrumento de pesquisa no campo da antropologia, uma busca pelo incomum, pelo exótico, se constituiu na base de apoio de uma grande parte do cinema documentário. Desse modo, alguns ingredientes geralmente considerados como atributos de um ?gênero? cinematográfico conhecido como filmes exploitation também fazem parte de uma porção importante do cinema documentário. A pesquisa pretende mostrar que, na verdade, o bizarro e o exótico sempre estiveram presentes, desde o início, nos registros do ?mundo histórico? com imagens em movimento. A diferença é que, apesar desses filmes que configuram a vertente principal ou mais relevante do cinema documentário serem objeto de estudos exaustivos, notadamente nas duas últimas décadas, os aspectos que aqui ressaltamos até recentemente vinham sendo deixados de lado. Do mesmo modo são colocados à margem e desprezados enquanto objetos de estudos seus congêneres menos afortunados: as produções categorizadas como mondo ou exploitation que apresentam em seu cerne as estruturas narrativas comuns ao documentário ?sério?, inclusive neles se encontrando os vários modos de representação atribuídos ao gênero. O que vai confirmar que os filmes alinhados à vertente da ?exploração? se apropriaram das mesmas bases formais do cinema documentário, só que evidenciando em sua linha narrativa a ênfase em aspectos espetaculares, elementos que sempre estiveram presentes nos documentários considerados mais importantes sob o ponto de vista acadêmico. Sendo assim, o objetivo principal do trabalho foi trazer à luz a exploração no documentário, partindo de suas origens nos filmes exóticos e no nascente cinema exploitation, resgatando a sua história e tentando estabelecer as relações existentes entre o registro documental e seu apelo por cenas impactantes. Chegando até a sua posterior e definitiva assimilação, que terminou desaguando no atual e até certo ponto desconcertante cortejo de produtos áudio visuais, todos devedores da forma de abordagem e estética dos documentários de exploração. O que nos levou a confirmar que a espetacularização dos aspectos sobre os quais nos debruçamos no correr do trabalho ? o exotismo, o inusitado e o grotesco ? se tornou a forma dominante atualmente no documentário

ASSUNTO(S)

filmes cinematograficos - exploração documentario (cinema) motion picture documentary moving-pictures cinema e historia moving-pictures and history

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