DRY MATTER ACCUMULATION IN CULTIVARS BRACHIARIA BRIZANTHA SUBJECTED TO INTENSITIES OF DEFOLIATION. / ACÚMULO DE MASSA SECA DE CULTIVARES EM BRACHIARIA BRIZANTHA SUBMETIDA A INTENSIDADES DE DESFOLHAÇÃO.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/07/2012

RESUMO

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes intensidades de desfolhação no acúmulo de matéria seca, composição morfológica e resíduo de forragem em diferentes cultivares de Brachiaria brizantha. Os tratamento consistiram em três cultivares de Brachiaria brizantha (Marandú, Xaraés e MG4) e quatro intensidades de desfolhação (10, 20, 30 e 40 cm) durante o período de agosto de 2010 a julho de 2011 no campus rural da Universidade Federal de Sergipe em uma área já estabelecida, sendo realizada correção de solo de acordo com as exigências culturais. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados com quatro repetições em fatorial 3x4. As cultivares apresentaram comportamento significativo sob as diferentes intensidades de desfolhação, acúmulo de massa seca total e de folha, percentagem de material morto e altura do dossel. Quando submetido as diferentes intensidades de desfolhação não foi constatado efeito significativo para o acúmulo de colmo, percentagem de colmo, densidade da forragem e relação Folha:Colmo. As cultivares Marandú e Xaraés apresentaram maior acúmulo de folha, maior altura de dossel e relação Folha:Colmo que o MG4. As intensidades de desfolhação de 30 e 40 cm foram as mais indicadas por apresentarem menor acúmulo e percentagem de colmo e maior relação Folha:Colmo. A participação de material verde na matéria seca e o resíduo de matéria seca é altamente influenciável pela intensidade de desfolha.

ASSUNTO(S)

altura dossel forrageira tropical matéria seca relação folha/colmo zootecnia dry matter height canopy leaf / stem ratio tropical forage

Documentos Relacionados