Drama em pauta : Beaumarchais e Lorenzo da Ponte, um estudo intertextual de Fígaro
AUTOR(ES)
Sulivan Antonio Bressan
DATA DE PUBLICAÇÃO
2009
RESUMO
As relações intertextuais entre a peça As bodas de Fígaro, escrita por Pierre Augustin Caron de Beaumarchais, em 1784, e a ópera homônima composta por Wolfgang Amadeus Mozart, dois anos depois, sob adaptação de Lorenzo da Ponte. O trabalho está dividido em três partes, denominadas de atos. O autor procura demonstrar que a censura, ao invés de sufocar o talento criador, apenas o incentiva a buscar meios de burlála. Lorenzo da Ponte, mesmo tendo alijado da adaptação as partes mais ofensivas à nobreza, preservou o caráter subversivo da obra de Beaumarchais; e Mozart, ao contrário do que muitos imaginam, não era ignorante, ou mesmo indiferente, ao significado de suas óperas. São analisadas também as relações entre música e literatura, com base no libreto de Lorenzo da Ponte e na música de Mozart.
ASSUNTO(S)
literatura e mÚsica beaumarchais, pierre augustin caron de - critica e interpretaÇÃo mozart, wolfgang amadeus - crÍtica e interpretaÇÃo ponte, lorenzo da - crÍtica e interpretaÇÃo teoria literÁria literatura francesa - sÉculo xviii letras
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