Doses e fontes de nitrogÃnio na recuperaÃÃo de pastagem de capim-Marandu em solo de cerrado / Nitrogen doses and sources on pasture recuperation of marandu palisadegrass in Savanna soil.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

O nitrogÃnio à indispensÃvel na formaÃÃo, manutenÃÃo e recuperaÃÃo de pastagens, e sua deficiÃncia à uma das principais causas da degradaÃÃo de pastagens cultivadas, principalmente do gÃnero Brachiaria. Considerando a importÃncia da adubaÃÃo nitrogenada em Ãreas de pastagens degradadas, objetivou-se avaliar a produÃÃo de massa seca e teores de proteÃna bruta, fibra em detergente neutro e fibra em detergente Ãcido, concentraÃÃo de nutrientes, nutriÃÃo nitrogenada e alguns atributos quÃmicos do solo, sob doses e fontes de nitrogÃnio no capim-marandu, pelo perÃodo de trÃs anos. O experimento foi conduzido, de julho de 2003 a marÃo de 2006, na Fazenda Modelo da Universidade Estadual de GoiÃs, em um Latossolo Vermelho de textura argilosa. O delineamento experimental utilizado foi blocos completos ao acaso, com trÃs repetiÃÃes. Nas parcelas principais foi utilizado o esquema fatorial 2 x 4, sendo duas fontes de nitrogÃnio (sulfato de amÃnio e urÃia) e quatro doses de nitrogÃnio (0, 100, 200 e 300 kg ha-1 ano-1). Nas subparcelas, foram alocados os trÃs anos (2004, 2005 e 2006), referentes ao tempo de avaliaÃÃo da pastagem. A adubaÃÃo nitrogenada em cada ano foi parcelada em trÃs Ãpocas, apÃs cada corte de avaliaÃÃo. Foram realizados trÃs cortes da planta forrageira por ano. A aplicaÃÃo de nitrogÃnio foi determinante para a recuperaÃÃo do capim-marandu. As maiores doses de nitrogÃnio promoveram acrÃscimos na produÃÃo de massa seca e reduÃÃo nos teores de fibra em detergente neutro e fibra em detergente Ãcido. O sulfato de amÃnio resultou em maior produÃÃo de massa seca do que a urÃia, em todas as doses e anos avaliados. As concentraÃÃes de nitrogÃnio, potÃssio, magnÃsio, enxofre, cobre, ferro e relaÃÃo N:S foram maiores na maior dose de nitrogÃnio aplicada ao solo; O aumento das doses de nitrogÃnio promoveu reduÃÃo na concentraÃÃo de fÃsforo. Os valores SPAD e as concentraÃÃes de nitrogÃnio nas folhas recÃm-expandidas do capim-marandu apresentaram relaÃÃo direta entre essas variÃveis. O aumento das doses de nitrogÃnio de ambas as fontes promoveu, nas profundidades de 0-20 e 20-40 cm, reduÃÃo do pH do solo e aumento dos teores de alumÃnio trocÃvel, matÃria orgÃnica, nitrogÃnio total, nitrogÃnio nÃtrico e amoniacal.

ASSUNTO(S)

sulfato de amÃnio capim-marandu recovery of pastures ammonium sulfate recuperaÃÃo de pastagens urÃia urea ciencia do solo marandu-grass

Documentos Relacionados