Dos nomes à história - o processo constitutivo de um estado : Mato Grosso = From names to history - the constitutive process of a stade : Mato Grosso / From names to history - the constitutive process of a stade : Mato Grosso

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

28/08/2012

RESUMO

Neste trabalho, refletimos sobre a questão dos sentidos constitutivos dos espaços urbanos - as cidades - nos acontecimentos de sua nomeação, a partir da perspectiva da Semântica do Acontecimento. Tomamos como materialidade linguística para as análises, os nomes atribuídos ao Estado e às cidades do Mato Grosso. Analisamos o processo de semantização desses nomes a partir do seu funcionamento e assim, procuramos mostrar de que modo esse movimento semântico constrói sentidos que passam a significar o espaço urbano caracterizando-o, como a identidade do Estado/cidade e dos que ali vivem. Pontualmente, buscamos mostrar a constituição da rede semântica designativa do acontecimento de nomeação construída nas relações enunciativas do funcionamento do nome. Assim, tratamos a questão do acontecimento de nomeação das cidades, levando-se em conta essa rede que se apresenta no movimento constitutivo do relevo semântico dos nomes. De um lado, tratamos das estruturas formais dos nomes, mostramos o modo como uma palavra ou expressão se constitui em um nome (o funcionamento de sua estrutura morfossintática), de outro, analisamos o movimento designativo dos nomes (funcionamento semânticoenunciativo). Mostramos que esse processo de semantização dos nomes considera os sentidos como constituídos na enunciação compreendida como um acontecimento histórico-social. Dessa forma, evidenciamos, a partir dessa reflexão, o funcionamento designativo no acontecimento de nomeação desses espaços urbanos - as cidades - considerando o conflito político próprio da linguagem, construído incessantemente nas relações enunciativas entre sujeitos da língua nas práticas sociais. Mostramos, assim, em que medida palavras ou expressões, ao significarem na tensão desse conflito, podem ou não se sobrepor uma em relação às outras e se estabilizar enquanto nome, e a partir dessa estabilidade, de que modo os sentidos dos nomes, instalados no conflito fizeram e fazem parte das histórias que constroem a própria história de significação dos nomes que dão existência à identidade sócio-histórica do Estado de Mato Grosso e de suas cidades.

ASSUNTO(S)

semântica enunciação (linguística) cidades e vilas semantics designation (linguistics) cities and towns mato grosso enunciation (linguistics)

Documentos Relacionados