Do sagrado e do profano: uma abordagem dialógica do fenômeno irônico em Nélida Pinôn

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Este trabalho de pesquisa é fruto de minhas reflexões teóricas sobre o papel da ironia como recurso intertextual, interdiscursivo e como mecanismo produtor de sentido no discurso. Para a investigação do fenômeno irônico utilizei como corpus literário o conto O jardim das oliveiras, da autora brasileira Nélida Pinõn. Esta pesquisa associa-se a um projeto de dissertação do Mestrado em Lingüística e Lingüística Aplicada, dentro da linha de pesquisa intitulada Texto e Discurso, que embasa nas teorias da linha francesa de Análise do Discurso (AD) e nos postulados teóricos do Círculo bakhtiniano de estudos dialógicos. Amparo-me nestas duas bases para distinguir a ironia como confluência de vozes e como forma particular de interdiscurso. Ainda a tomo como categoria de caráter estutural e argumentativo do discurso. Em O jardim das oliveiras, a autora utiliza-se da ferramenta ironia para dessacralizar e subverter discursos. Explicitamente critica o discurso político ditadura no Brasil, na década de 60 do século XX e, implicitamente, abusando da maior característica da ironia, a ambigüidade, subverte os valores do discurso religioso - sagrado. Assim, a ironia é usada como procedimento dessacralizador de discursos. Deve-se a isso, o fato de a ironia mobilizar diferentes vozes no texto, as quais instauram a polifonia.

ASSUNTO(S)

interdiscurso pinôn, nélida, 1938- - o jardim das oliveiras - crítica e interpretação polyphony ironia linguistica irony heterogeneity análise do discurso polifonia heterogeneidade discourse analysis interdiscourse

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