Do rural ao urbano pelos caminhos da "cultura em massa" : travessias nos romances de Antônio Torres / Do rural ao urbano pelos caminhos da "cultura em massa" : travessias nos romances de Antônio Torres

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Tem-se observado, na literatura brasileira produzida a partir das três últimas décadas do século XX, o surgimento de elementos típicos do que se convencionou chamar “cultura de massa”. Esses elementos, que podem se revelar tanto no âmbito diegético quanto no âmbito estrutural da obra, são utilizados pelos escritores contemporâneos por meio de reciclagens, funcionando muitas vezes como esclarecedores do local discursivo das personagens. No caso específico da obra de Antônio Torres, objeto desta dissertação, os elementos massivos surgem como complemento para o conflito recorrente em sua produção artística: o contraste entre o ambiente rural e o urbano. Quando não se faz perceptível no âmbito geográfico, o conflito é deflagrado nas angústias particulares das personagens, já que estas são quase todas de origem rural e enfrentam as conseqüências dos deslocamentos em direção ao ambiente urbano, seja por meio da migração, seja por meio dos elementos massivos, como o rádio ou a televisão. Com o objetivo de melhor compreender o processo pelo qual a “cultura de massa” é agregada à produção literária do autor, este estudo desenvolverá a análise dos romances Um cão uivando para a lua, de 1972, Adeus, velho, escrito em 1981 e Um táxi para Viena d’Áustria, de 1991, tendo como base estudos de teóricos como Theodor Adorno e Walter Benjamim, passando por Umberto Eco, Frederic Jameson e Linda Hutcheon. Além desses estudos, as reflexões latino-americanas de Néstor García-Canclini, Beatriz Sarlo, Irlemar Chiampi, Silviano Santiago, Lúcia Santaella, entre outros, são anunciadas e discutidas com o intuito de melhor entender o panorama cultural contemporâneo. Dessa forma, será possível concretizar o principal objetivo deste trabalho: investigar qual lugar assume, na literatura brasileira, a produção artística de Antônio Torres, quando tanto seus textos, quanto seus personagens processam “travessias” pelo campo do “erudito”, do “popular” e do “massivo”, configurados na temática rural/urbano. Tal investigação poderá também contribuir para um melhor entendimento do papel desempenhado pela literatura brasileira contemporânea como um todo.

ASSUNTO(S)

ficção brasileira - história e crítica ficção brasileira - história e crítica cultura de massa cultura de massa brazilian fiction brazilian fiction history and criticism history and criticism mass culture mass culture

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