Do lado de cá da Kalunga: os africanos angolas em Salvador, 1800-1864. / This side of the Kalunga: Angola inthe african Salvador, 1800-1864.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Esta dissertação tem o objetivo de estudar a presença e a movimentação dos africanos do grupo banto, de nação angola, no século XIX, na cidade de salvador no período de 1800 a 1864. Discutimos os rituais de sepultamento de africanos angolas através dos registros de óbitos, alem de fazermos um estudo demográfico referente a essa nação nas freguesias da Sé, Conceição da Praia e Santo Antônio Além do Carmo. Buscamos também, através dos anúncios de jornal, fazer um levantamento das fugas. Além de interpretar as estratégias de resistência e as imagens identitárias desses africanos na visão senhorial. Finalmente destaco a trajetória dos africanos livres, de nação angola traficados após o ano de 1831, o que era proibido por lei.

ASSUNTO(S)

resistence slavery bahia África central 19th century historia escravidão século xix central África nação angola angola nation resistência bahia

Documentos Relacionados