Do asilo dos expostos ao berçário : assistência e proteção à criança abandonada na cidade de São Paulo (1896-1936) / Asylum exposed to the Nursery : assistance and protection to abandoned children in São Paulo (1896-1936)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Em meio às inúmeras estratégias postas em cena entre o final do século XIX e as primeiras décadas do XX, tendo em vista a ordenação da cidade de São Paulo e as alterações nos costumes de seus moradores, esta pesquisa se direciona para a problemática das crianças abandonadas. Enfoca, mais especificamente, as práticas de assistência e proteção instituídas pela Santa Casa de Misericórdia, como o Asilo dos Expostos, as amas de leite, a Roda dos Expostos, o Berçário e o Lactário. As análises tomam como base as reflexões de Michel Foucault acerca do biopoder e biopolítica, para discutir as mudanças, intervenções e transformações ocorridas em São Paulo, bem como as questões relativas à caridade, filantropia e à dinâmica do Asilo. As fontes de pesquisa são, basicamente, os relatórios da mordomia, escritos pelos administradores do Asilo, os mordomos dos expostos. Porém, outras fontes primárias são analisadas como jornais e a legislação, na perspectiva de entender a implementação de uma série de serviços que partiram da Santa Casa, seus médicos e administradores, com o objetivo de enfrentar os inúmeros problemas que emergiam na cidade.

ASSUNTO(S)

história da educação medicina higiene saúde santa casa de misericordia de são paulo history and education medicine hygiene childhood

Documentos Relacionados