Diversidade morfológica e molecular e filogenia de isolados brasileiros de tripanossomas de cobras, jacarés e lagartos. / Morphological and molecular diversity and phylogeny of brazilian isolates of trypanosomes from snakes, caimans and lizards.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Tripanossomas de répteis há muito são descritos em lagartos, tartarugas, crocodilos e cobras de todos os continentes. A classificação destes tripanossomas tem sido feita de acordo com a morfologia de formas sanguíneas e hospedeiro de origem. No entanto, estes critérios tradicionais não são suficientes para descrição de espécies, gerando varias sinonímias. Vinte e sete isolados foram mantidos em culturas contínuas. Estas são as primeiras culturas de tripanossomas de lagartos da América do Sul, e as unicas culturas de tripanossomas de jacarés e cobras disponíveis no mundo. As analises filogenéticas de tripanossomas de répteis realizadas usando seqüências dos genes SSUrRNA e gGAPDH corroboram a polifília de tripanossomas de répteis. O clado que inclui isolados provenientes de cobras e lagartos sugere uma associação com hospedeiros Squamata, sugerindo que flebotomíneos tenham um papel importante na transmissão destes tripanossomas. Os dados morfológicos e moleculares resultantes deste estudo permitiram a descrição de 7 novas espécies de tripanossomas.

ASSUNTO(S)

taxonomia taxonomy phebotomines ribossomal gene genes ribossômicos trypanosoma répteis reptile phylogeny trypanosoma flebotomíneos filogenia

Documentos Relacionados