DIVERSIDADE GENÉTICA, PRODUÇÃO DE FRUTOS E COMPOSIÇÃO QUÍMICA EM SCHINUS TEREBINTHIFOLIUS RADDI. / GENETIC DIVERSITY, FRUIT PRODUCTION AND CHEMICAL COMPOSITION IN SCHINUS TEREBINTHIFOLIUS RADDI.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

25/02/2012

RESUMO

A aroeira (Schinus terebinthifolius Raddi.) é uma espécie de valor agroindustrial, devido às propriedades potenciais de seus óleos essenciais para uso em cosméticos, fitoterápicos e na indústria de alimentos. Diante das condições de devastação em que se encontram as florestas naturais no Brasil, estudos multidisciplinares de espécies nativas de valor econômico são de grande importância para o estabelecimento de estratégias de conservação. Além disso, permitem a indicação de indivíduos potenciais para utilização em projetos de recuperação de áreas degradadas e para o estabelecimento de plantios comerciais. Devido à intensa exploração da aroeira na região do Baixo São Francisco em Sergipe, esse trabalho foi realizado com o objetivo de caracterizar indivíduos da espécie, de acordo com o perfil genético e químico, produção de frutos e características morfofisiológicas de sementes. Para avaliação da diversidade genética foi utilizado o marcador molecular ISSR e a análise química foi realizada por meio da GC-MS, obtendo-se perfis químicos do óleo essencial de frutos. A produção de frutos foi estimada pelo método de Fournier e a viabilidade das sementes analisadas por testes de germinação. A existência de variações nos perfis genéticos e nas características químicas e morfofisiológicas é útil para fins de caracterização da diversidade, visando à conservação da aroeira, e estas variações podem ser utilizadas para selecionar árvores-matriz para a restauração florestal e programas de melhoramento de plantas. Esta espécie tem sofrido com as consequências da fragmentação florestal e surge como uma alternativa para a diversificação da agricultura, principalmente porque ela é destaque na categoria de produto orgânico, na forma de pimenta-rosa, merecendo cada vez mais atenção.

ASSUNTO(S)

conservação aroeira polimorfismo genético voláteis químicos caracteres morfofisiológicos agronomia conservation aroeira chemical volatiles morphophysiological characters genetic polymorphism

Documentos Relacionados