Diversidade de ácaros em agroecossistemas e testes para controle alternativo do ácaro branco, Polyphagotarsonemus latus (Acari: Tarsonemidade), na região de Manaus, Amazonas / Diversity of mites in agroecosystems and testing to alternative control of the broad mite, Polyphagotarsonemus latus (Acari: Tarsonemidae), in the Manaus region, Amazonas

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

A Amazônia é tida como a região de maior biodiversidade do Planeta. No entanto, pouco se sabe a respeito da diversidade de ácaros plantícolas nesta região. Dentre estes ácaros estão espécies fitófagas, generalistas e predadoras. Este último grupo é de grande interesse, pois pode haver espécies promissoras para uso em programas de controle biológico de pragas. Já os fitófagos são indesejados devido ao dano que algumas espécies podem causar como é o caso do ácaro-branco Polyphagotarsonemus latus (Banks), o principal ácaro praga na região de Manaus, sobretudo em pimentão. Assim, o objetivo deste trabalho foi determinar a diversidade de ácaros associados às frutíferas nativas da região Amazônica e testar formas alternativas e sustentáveis para o controle do ácaro-branco em pimentão nesta região. Foram realizadas coletas no campus da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), na fazenda Experimental da UFAM e no município de Anamã, Iranduba e Manacapurú. Os ácaros retirados de cada amostra foram montados, identificados e quantificados. Para o controle do ácaro-branco foram feitos testes com ácaros predadores nativos da região e com extratos aquoso de folha e inflorescência de Piper aduncum L. Foram coletadas 81 espécies de ácaros das famílias Tetranychidae, Tenuipalpidae, Tarsonemidae, Phytoseiidae e Ascidae. Nenhum dos predadores estudados mostrou-se eficiente para o controle do ácaro-branco, apresentando baixa sobrevivência e taxa de oviposição, quando alimentados com esta praga. Extratos aquosos a base de P. aduncum em altas cocentrações mostraram-se promissores para o controle de P. latus, sendo seletivo ao ácaro predador Amblyseius largoensis (Muma).

ASSUNTO(S)

Ácaros agricultural ecosystems biodiversidade biodiversity biological control controle biológico crops plants ecossistemas agrícolas mites plantas cultivadas plantas daninhas. weeds.

Documentos Relacionados