Distribuição espaço-temporal de diagnóstico de raiva bovina na área da abrangência da Delegacia Regional do Instituto Mineiro de Agropecuária em Belo Horizonte - 1998-2004.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

O objetivo do estudo é descrever a evolução espaço-temporal do diagnóstico da raiva bovina na Delegacia Regional de Belo Horizonte do Instituto Mineiro de Agropecuária de 1998 a 2004, e relacioná-la com variáveis espacializáveis, através da metodologia corrente em Epidemiologia Espacial e de ferramentas como Geoprocessamento, SIG´s etc. Através de pesquisa bibliográfica dirigida aborda os conceitos da Epidemiologia moderna, das características da raiva bovina e dos fatores a ela relacionados, sejam biológicos, sócio-politico e econômicos. O presente estudo inicia-se com um estudo descritivo do fenômeno raiva bovina para depois passar à análise exploratória espacial de três áreas de agrupamento de doença (cluster), resultados do SaTScan®, com o objetivo de se conhecer o comportamento, em relação ao fenômeno, das seguintes variáveis: densidade bovina total por município, altitude, drenagem, rodovias, ferrovias e cobertura de solo. A região em estudo apresenta condições ambientais (naturais e artificiais) favoráveis ao principal vetor da doença (Desmodus rotundus). A doença apresentou maior risco em áreas rurais que fazem fronteira com áreas naturais, em altitudes variando 500 e 1.500 metros, num raio de influência de rios existente na área de estudo. Existem fatores determinantes da raiva bovina na região em estudo, como fatores ecológicos, fatores sócio-politicos e fatores econômicos. Surtos de raiva bovina na região ocorrem devido a transformaçoes ambientais, como vem ocorrendo nas regiões da Serra da Moeda e no Parque do Itacolomi (Ouro Preto e Mariana).

ASSUNTO(S)

bovino doenças diagnóstico teses análise espacial (estatística) teses raiva epidemiologia teses sistemas de informação geográfica. teses

Documentos Relacionados