Distribuição espacial e temporal de Sarsina violascens influenciada por faixas de vegetação nativa em plantações de eucalipto

AUTOR(ES)
FONTE

Pesq. agropec. bras.

DATA DE PUBLICAÇÃO

2016-06

RESUMO

Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a distribuição espacial e temporal de Sarsina violascens (Lepidoptera: Noctuidae: Lymantriinae) em duas plantações de Eucalyptus cloeziana, uma com faixas de vegetação nativa (CFVN) e outra sem (SFVN). Adultos foram coletados com armadilhas luminosas, as quais foram instaladas: no interior de uma área com vegetação nativa (Cerrado), a 100 m da borda; na zona de contato entre a vegetação nativa e a plantação de E. cloeziana; no interior da plantação de E. cloeziana, a 250 m da borda; na parte central da faixa de vegetação nativa, cerca de 500 m da borda (CFVN) ou na zona de contato entre dois talhões de E. cloeziana (SFVN); e no interior da plantação de E. cloeziana, a 500 m da borda. O número de adultos de S. violascens coletados foi de 240 no sistema CFVN e de 1.378 no sistema SFVN. O menor número de indivíduos no sistema CFVN provavelmente foi devido ao favorecimento do controle biológico pelo aumento da riqueza de espécies com o uso de faixas de vegetação nativa. Essas faixas, intercaladas com plantações de E. cloeziana, possibilitam maior proporção de floresta nativa na paisagem e podem auxiliar na redução de infestações por S. violascens.

ASSUNTO(S)

eucalyptus cloeziana sarsina violascens fragmentação do habitat manejo integrado de pragas riqueza de espécies de plantas dinâmica populacional.

Documentos Relacionados