Distribuição e participação geoquímica de metais traço na costa norte de Fortaleza-CE / Distribution and geochemistry of trace metals from the north coast of Fortaleza-CE

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

No Ceará a zona costeira representa apenas 14,38% do território estadual, mas possui 48,9% da população do estado (IBGE, 2002. Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) a densidade demográfica da Zona Costeira Cearense (ZCC) aumenta para 598,00 hab/km2, atingindo valores ainda maiores quando focada a cidade de Fortaleza (6.814 hab/km2). Na década de 70, Fortaleza teve um salto de crescimento urbano, desordenado, na sua área costeira, com uma séria de construções que afetaram de maneira direta a sua linha de costa, tais como o antigo e atual porto de Fortaleza. Assim, este estudo teve por objetivo avaliar a influência das atividades antrópicas sobre a emissão de metais e sobre a distribuição e partição geoquímica destes metais contidos nos sedimentos da região costeira da RMF. Analisados os teores de Hg, Cu, Cd, Pb, Zn, Al e Fe, nos sedimentos costeiros coletados em duas campanhas, nos períodos de chuva e seca, não foi encontrada diferença estatística entre resultados obtidos relativos às diferentes campanhas, exceto para o Fe. Os teores médios obtidos foram: 0,72 a 17,54 ng.g-1 de Hg, 0,32 a 4,64 μg.g-1 de Cu, 0,13 a 0,77 μg.g-1 de Cd, 3,29 a 13,00 μg.g-1 de Pb, 1,81 a 18,64 μg.g-1 de Zn, 0,78 a 9,12 mg.g-1 de Al, 0,76 a 9,27 mg.g-1 (Período chuvoso) e 1,28 a 13,92 mg.g-1 (Período de seca) de Fe. Todos os metais apresentaram correlações significativas com os principais carreadores geoquímicos, isto é com a matéria orgânica, o alumínio e o ferro, menos com os carbonatos, mostrando que este substrato não é um retentor geoquímico eficaz de metais. Apesar do oceano ser um bom diluidor de contaminantes foi verificado áreas de concentrações de metais próximas à linha de costa, à região do porto e à saída do Emissário Submarino de Fortaleza (ESF) se dispersando no sentido E-W da deriva litorânea. O ESF mostrou-se ser fonte pontual de mercúrio, cobre, zinco, cádmio e chumbo, entretanto o enriquecimento do sedimento por Hg, Cu e Zn ainda é de baixo grau. Também foi observado que o runoff urbano é importante emissor de Cd e Pb, tendo em vista as elevadas concentrações encontradas próximas à linha de costa. A distribuição dos metais mostrou que há dois importantes fatores determinantes do comportamento destes metais em sedimentos costeiros da RMF. O primeiro fator está relacionado aos carreadores geoquímicos que predominantemente influenciam o comportamento do cobre, do chumbo e do zinco. O segundo fator está relacionado à proximidade e/ou intensidade das áreas fontes e dominou o comportamento do Hg e do Cd.

ASSUNTO(S)

fontes fortaleza trace metals sedimento costeiro sources coastal sediments geociencias metais traço geochemical carriers. fortaleza carreadores geoquímicos.

Documentos Relacionados