Distenções da imagem : um estudo sobre as relações entre fotografia e texto no trabalho de Vera Chaves Barcellos e Rosângela Rennó
AUTOR(ES)
Camila Monteiro Schenkel
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
2011
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo compreender como elementos textuais podem ser utilizados, em trabalhos de arte, como ferramentas para transformar a imagem fotográfica, expandindo-a para novos sentidos. Para isso, são analisados trabalhos desenvolvidos por Vera Chaves Barcellos, nos anos 1970, e por Rosângela Rennó, nos anos 1990, considerando questões relativas à produção nacional e internacional da época. A obra de Barcellos é abordada a partir de suas ligações com a arte conceitual, enquanto a de Rosângela Rennó é analisada em relação às abordagens da fotografia na arte contemporânea mais recente. Pretende-se com esse estudo, além de alcançar um melhor entendimento das poéticas dessas artistas, apontar para algumas das transformações nos papéis atribuídos ao texto e à fotografia na arte desses períodos.
ASSUNTO(S)
barcellos, vera chaves, 1938- fotografia rennó, rosângela arte contemporânea arte conceitual
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/10183/34065Documentos Relacionados
- Feminist figuration in the contemporary art : Marcia X., Fernanda Magalhaes and Rosangela Renno
- As relações de trabalho da PPD : um estudo inclusivo
- Vidas em arquivo: cicatriz e memória em Rosângela Rennó e Silviano Santiago
- Consentimento e resistencia : um estudo sobre as relações entre trabalhadores e Estado no Rio de Janeiro (1930-1945)
- Teorias da socialização: um estudo sobre as relações entre indivíduo e sociedade