Dinâmica temporal de urediniósporos e controle da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi) da soja (Glycine max) / Temporal dynamics of urediniospores and control of the Asian soybean (Glycine max) rust (Phakopsora pachyrhizi)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Os objetivos do trabalho foram: (a) avaliar genótipos de soja quanto a reação à ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi); (b) verificar o progresso da doença em campo de soja associados às condições ambientais, correlacionando-as à variação temporal de urediniósporos coletados no ar; (c) determinar a influência do ambiente na infecção por P. pachyrhizi; e (d) avaliar a influência da concentração de urediniósporos de P. pachyrhizi sobre a doença. Os principais resultados são a seguir apresentados. Quanto à reação dos genótipos, resultados semelhantes em estufa e laboratório mostraram os menores valores de doença pelo genótipo GT04-9062. Todavia, em campo, o genótipo menos afetado foi o GT04-9180. Quanto a flutuação aérea de inoculo, houve grande variação na quantidade de esporos coletados entre janeiro e fevereiro de 2007 (~100-600/dia) e 2008 (~50-500/dia). A captura dos urediniósporos realizada em armadilha (Burkard) foi maior entre 11:00 (~65-80/h) e 19:00h (~35-80/h). Houve correlação positiva entre a quantidade de esporos e os fatores ambientais. Quanto a concentração de inóculo, 1 x 105 urediniósporos/ml proporcionou resultados de doença que permitiram a reação diferencial de ferrugem em genótipos com variada susceptibilidade.

ASSUNTO(S)

armadilha coletora de esporos burkard soybean reaction fatores climáticos reação de genótipos resistência de genótipos fitopatologia seven days spore trap burkard, soybean genotype reaction environmental conditions

Documentos Relacionados