Dinâmica e estrutura espacial do uso da terra em Mato Grosso, Pará e Rondônia / Land use dinamics and spatial estructure in Mato Grosso, Pará and Rondônia

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

Na Amazônia brasileira, a conversão da floresta para usos agropecuários tem se tornado constante nas últimas décadas. As causas propulsoras destas alterações não são compreendidas para a totalidade do espaço amazônico. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar as relações entre a agricultura e pecuária e mudanças de cobertura e uso da terra nos estados de Mato Grosso, Pará e Rondônia no período 1985-1996. Dados censitários na escala municipal, derivados dos censos agropecuários de 1985 e 1996, assim como dados de desflorestamento entre 1991 e 1997 levantados pelo INPE, são utilizados na identificação de diferentes sistemas agropecuários. Técnicas estatísticas multivariadas e espaciais são aplicadas aos dados com a finalidade de extrair padrões e relações entre as variáveis analisadas. Os resultados mostram especificidades regionais no trato das relações entre agropecuária e desflorestamento. Aspectos fundamentais considerados para a compreensão do desflorestamento foram a disponibilidade de áreas florestadas, a expansão das áreas agropecuárias; a capacidade de suporte das pastagens e produtividade agrícola (fertilidade do solo); o tipo de expansão (agrícola ou pecuária ou agrícola + pecuária); e a quantidade de terras não utilizadas e improdutivas.

ASSUNTO(S)

sensoriamento remoto uso do solo amazônia desflorestamento modelos distribuição espacial mato grosso pará rondônia remote sensing land use amazon region (south america) deforestation models spatial distribution mato grosso (state) pará (state) rondônia (state)

Documentos Relacionados