Dinâmica do fósforo em solo submetido a sistemas de preparo alternativos ao de corte e queima no nordeste paraense. / Phosphorus dynamics in a soil subjected to clearing systems alternative to slash and burn in northeastern of Pará.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2002

RESUMO

Na Amazônia, o sistema de cultivo predominante é o da agricultura de corte-queima, desenvolvido pelos pequenos agricultores que trabalham exclusivamente com mão-de-obra familiar e que são responsáveis pela maior parte da produção agrícola regional. Esse sistema, no entanto, deixa de ser sustentável quando desenvolvido em áreas como a do nordeste paraense, onde a densidade populacional é crescente e a dispo-nibilidade de terra aos agricultores é pequena, sendo por isso, considerado como uma das causas do crescente desmatamento florestal e degradação dos solos. Além disso, outros fatores contribuem para o insucesso da agricultura de corte-queima, como por exemplo, a generalizada deficiência de fósforo (P), comum nos solos da região tropical e que possuem alta capacidade de retenção desse elemento. Esta pesquisa foi realizada na região nordeste paraense com o objetivo de avaliar as alterações na fertilidade do solo, no teor de P orgânico (Po) e na adsorção de fósforo em duas áreas submetidas a diferentes tempos de pousio (quatro anos–VS4a; e dez anos–VS10a) e a diferentes métodos de preparo do solo. Os tratamentos, em número de cinco, consistiram de duas formas de preparo da terra (1- corte e queima da vegetação; e 2- Corte, trituração e deposição da vegetação de pousio sobre o solo, como cobertura morta ou "mulching") combinadas com aplicação ou não de fertilizante NPK. O quinto tratamento (testemunha) consistiu de uma área na qual se manteve a vegetação de pousio. Amostras de solo foram coleta-das em quatro períodos: antes do preparo inicial da área (outubro de 1994); no início (janeiro de 1997) e no final do segundo ciclo de cultivo (julho de 1998); e próximo ao final do segundo período de pousio (julho de 2000). Para todos os métodos de preparo do solo houve manutenção ou aumentos no nível de fertilidade do solo, avaliada pela matéria orgânica, P-resina, pH em CaCl2, saturação por bases e por alumínio trocável, bem como redução da capacidade de adsorção de P. O método de preparo do solo que não utiliza a queima da vegetação (mulching) mostrou-se superior ao método tradicional de corte-queima, uma vez que não degradou a fertilidade do solo, reduziu a capacidade de adsorção de P e aumentou a quantidade de P orgânico total. A utilização do fertilizante NPK contribuiu para manter o teor de P-resina e de P orgânico total do solo ao longo dos seis anos de estudo, independentemente da utilização ou não do fogo no preparo do solo. A sustentabilidade do sistema foi maior na área com tempo de pousio de 10 anos e com maior quantidade de biomassa vegetal do que na área com 4 anos de pousio.

ASSUNTO(S)

phosphate fertilizers soil tillage cut fertilizantes fosfatados soil fertility preparo do solo fertilidade do solo corte

Documentos Relacionados