Dinâmica do fitoplâncton e condicionantes limnológicos nas escalas de tempo (nictemeral/sazonal) e de espaço (horizontal/vertical) no açude Traperoá II: trópico semi-árido nordestino.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2002

RESUMO

A região semi-árida do Nordeste do Brasil conta com a segunda maior densidade de açudes do mundo, responsável pelo abastecimento de 40 milhões de pessoas, principalmente, nos períodos de seca, evento climático freqüente e conseqüentemente catastrófico nesta parte do Brasil. Com o objetivo de analisar o funcionamento limnológico destes sistemas aquáticos foram realizadas no açude Taperoá II (071144S e 071344S, 365203 W e 365009 W), amostragens mensais durante o período de setembro de 1998 e setembro de 2000. Estas foram realizadas em quatro estações de coletas: três localizadas na região marginal e uma na região pelágica do açude, sendo nesta em quatro profundidades (superfície, 50%, 1% de penetração de luz e a 4,0 m de profundidade). Foram analisadas as características climatológicas da região (temperatura do ar, evaporação, ventos, precipitação pluviométrica) e aspectos físicos e químicos da água (temperatura, oxigênio dissolvido, pH, condutividade elétrica, alcalinidade, turbidez, transparência da água, carbono inorgânico dissolvido total, amônia, nitrito, nitrato, fósforo total, ortofosfato e sílica). As alterações climáticas decorrentes do fenômeno El Niño 1997-1998 provocaram entre setembro/98 e janeiro/99 redução drástica do volume útil de armazenamento do açude, acarretando forte concentração de sais dissolvido, pH alcalino, elevada condutividade elétrica e altos teores de nutrientes inorgânicos. O efeito diluidor das chuvas concentradas nos meses de fevereiro e março de 1999, provocou redução do oxigênio, acidez do meio, redução acentuada nos valores de condutividade e nutrientes dissolvidos. A recuperação do volume hidrométrico do açude e sua estabilidade manteve as variáveis limnológicas pouco alterados até o período chuvoso seguinte. A relativa estratificação térmica ocorrida entre os meses de fevereiro e abril de 2000 foi acompanhada por estratificação química. A análise de Componentes Principais discriminou o sistema com base nos maiores valores registrados para as variáveis limnológicas estuda e a flutuação do volume do açude, indicando que a interação seca extrema e chuvas concentradas em curto período, são os maiores determinantes da alta variabilidade interanual das variáveis amostradas e as reduzidas oscilações espaciais dos eixos horizontal e vertical do açude.

ASSUNTO(S)

variáveis limnológicas limnological variables el ninõ seasonal variation distúrbio hidrológico hydrological disturbance ecologia ecologia el niño variação sazonal semi-arid region

Documentos Relacionados