Die Toten (2016) de Christian Kracht: encenação textual e autoral

AUTOR(ES)
FONTE

Pandaemonium ger.

DATA DE PUBLICAÇÃO

22/07/2019

RESUMO

Resumo O objetivo deste artigo é analisar o último romance de Christian Kracht, Die Toten (Os Mortos, 2016), a partir da ótica da encenação textual e autoral, ou seja, examinando o texto em suas configurações linguísticas e relações intertextuais; e o autor em sua presença midiática - através da qual se encena de modo ambíguo e estabelece relações entre sua figura autoral e o personagem principal de sua obra. O conceito de campo literário de Bourdieu (1996) e de paratexto de Genette (1989) oferecem subsídios teóricos para a abordagem feita. Percebe-se que Kracht, em Die Toten, utiliza várias estratégias para refletir sobre a própria obra.Abstract The objective of this article is to analyze Christian Kracht’s latest novel, Die Toten (The Dead, 2016), from the perspective of textual and authorial staging, that is, examining the text in its linguistic configurations and intertextual relations; and the author in his mediatic presence - which he uses to stage himself in an ambiguous way and to establish relations between his authorial figure and the main character of his novel. The concepts of literary field (Bourdieu, 1996) and that of paratext (Genette, 1989) offer a theoretical framework for this approach. It becomes apparent that Kracht, in Die Toten, applies different strategies to reflect about his own work.

Documentos Relacionados