Diario de imagens : reflexões atraves do desenho
AUTOR(ES)
Paula Cristina Somenzari Almozara
DATA DE PUBLICAÇÃO
1997
RESUMO
A dissertação tem como base o trabalho artístico que teve origem em uma série de cadernos de desenho e de desenhos, iniciada em 1989. O texto estrutura-se em duas partes que se relacionam e que são inerentes quando se trata de um processo de trabalho artístico: "Considerações sobre a Técnica e o Conceito de Desenho" e "Processo de Trabalho". Inerentes, pois a primeira parte é reflexo das questões com as quais o artista se depara em processo criativo "ao se engalfinhar com a matéria" (Dufrenne, 1981), da importância da consciência histórica e do cuidado da transferência de conceitos anacrônicos no estudo das teorias sobre desenho. A segunda parte, especificamente sobre meus desenhos, trata sobre a experiência de criação e o modo pelo qual se realiza o trabalho, antes de mais nada por aquilo que move sua realização. Estabelecendo o sentido da atividade artística como algo que transcende a necessidade pragmática humana e se instala em um território dominado por um conhecimento sensível e por uma vontade da expressão dessa sensibilidade. Uma força dinâmica de entendimento de uma condição de vida que se revela no mundo através do desenho Résumé: Cette dissertation est basée sur Ie travail artistique dont l origine a été une série de cahiers de dessin et des dessins, faite à partir de 1989. Le texte a deux parties qui ont un rapport entre elles et qui sont inhérentes lorsqu l s agit d un processus de travail artistique: "Considérations sur Ia Tecnique et le Concept du Dessin " et "Processus de Travail". Inhérentes, puisque Ia premiere partie est Ie reflet des questions avec lesquelles l artiste s affronte pendant son processus de création "en se disputant avec Ia matiere" (Duftenne, 1981), de l importance de la conscience historique et de l attention qu il doit faire à la transférence des conceptes anacroniques de l étude des théories sur le dessin. La deuxieme partie, dont mes dessins sont le sujet especifiquement, s agit de l expérience de Ia création et de la façon à travers laquelle Ie travail est réaIisé, d abord par la raison qui fait qu il soit réalisé, pour mieux mettre en pIace le sens de l activité artistique, comme une chose qui dépasse la nécéssité pragmatique de l homme et s intalle sur un territoire dominé par une connaissance sensible et l envie d expression de cette sensibilité. Une force dinamique de compréhension d une condition de vie qui se manifeste au monde à travers le dessin
ASSUNTO(S)
desenho - tecnica imagens - interpretação
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000115227Documentos Relacionados
- Desenho de luz : caleidoscopio de imagens e historias
- Linguagem e desenho : reflexões teorico-praticas na clinica fonoaudiologica
- "Daqui se ve o mundo" : imagens, caminhos e reflexões
- Imagens de um proceso formativo : a educação da menina no diario "Minha vida de menina" de Helena Morley
- Visões de dentro. A insurreição cubana através do Diario de la Marina e Bohemia (1956-1958)