Diálogo: mestre e discípulo uma leitura teológica da Pedagogia do oprimido de Paulo Freire
AUTOR(ES)
Celina Lessa Nazario
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
22/12/2011
RESUMO
Esta pesquisa pretende responder à seguinte questão: Que interfaces podemos refletir de uma educação transformadora e cristã que estão presentes na área da educação scalabriniana hoje? A escola católica é um espaço privilegiado para exercer a sua missão de evangelizar. Refletimos sobre o diálogo: Mestre e Discípulo, através da leitura teológica da Pedagogia do oprimido, buscando o seu fio condutor na pedagogia do Mestre Jesus, na passagem de Lc 24,13-35, Caminho de Emaús, fazendo-se presente na pedagogia da educação scalabriniana. Identifica-se a contribuição de Paulo Freire, com um olhar na proposta do Evangelho de Lucas 24,13-35 e na educação scalabriniana que Dom João Batista Scalabrini lança como tarefa para uma congregação. Paulo Freire acreditava que a sociedade poderia ser transformada por meio da educação problematizadora dialógica. O diálogo se fundamenta nos elementos constitutivos, como amor, fé, humildade, confiança e esperança presente no pensamento pedagógico de Paulo Freire e de João Batista Scalabrini, que também fazem parte da reflexão teológica cristã. Em (Lc 24,13-35) o Caminho de Emaús, está o caminho da revelação da verdadeira pedagogia. Jesus é o Caminho a Verdade e a Vida. A pedagogia scalabriniana também busca, em seu jeito de educar, responder os apelos da Igreja e da sociedade que está em constante mobilidade. Fazendo do ambiente escolar um espaço teológico, a escola contribui com o carisma assumido na Igreja. Neste pensar do diálogo: mestre/discípulo há possibilidade de refletir a educação como possível fazer teológico na educação.
ASSUNTO(S)
teologia freire, paulo - crÍtica e interpretaÇÃo religiÃo e educaÇÃo sociologia educacional teologia
ACESSO AO ARTIGO
http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3895Documentos Relacionados
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