determinaÃÃo de parÃmentros efetivos e seguros para o uso da terapia fotodinÃmica antimicrobiana em dentina cariada: estudo in vitro / Safe and effective parameters for using photodynamic antimicrobial chemotherapy in carious dentin: an in vitro study.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

05/03/2009

RESUMO

A eliminaÃÃo de bactÃrias presentes na camada de dentina desmineralizada poderia contribuir para uma abordagem mais conservadora no tratamento restaurador de lesÃes de cÃrie dentinÃria profundas. Desta forma, este estudo in vitro objetivou estabelecer parÃmetros eficazes e seguros para a utilizaÃÃo de um LED (λ = 620-660 nm) associado ao fotossensibilizador azul de orto-toluidina (TBO) na desinfecÃÃo de lesÃes de cÃrie dentinÃria produzidas artificialmente. Para tal, blocos com 25 mm2 de dentina oclusal planificada foram imersos por 5 dias em BHI caldo inoculado com Streptococcus mutans para induÃÃo de cÃrie. Depois da desmineralizaÃÃo, os blocos foram aleatoriamente distribuÃdos em 10 grupos experimentais (n=15), a saber: Controle5; Controle10; Controle15; TBO; LED5; LED10; LED15; TFD5; TFD10 e TFD15, que foram tratados ou nÃo com TBO (0,1 mg.ml-1 por 5 minutos) ou soluÃÃo de NaCl a 0,9% por 5, 10 ou 15 minutos, e submetidos ou nÃo a irradiaÃÃo com LED por 5, 10 ou 15 minutos (47, 94, e 187 J/cm2). Amostras de dentina cariada foram coletadas antes e apÃs os tratamentos e as bactÃrias foram semeadas para contagem de Streptococcus mutans. Adicionalmente, com um termÃmetro tipo K, a temperatura intra-pulpar e da Ãrea periodontal nos grupos TFD5; TFD10 e TFD15 foi monitorada em 10 dentes com cavidades oclusais confeccionadas em dentina profunda. Teste t pareado e ANOVA seguida pelo teste Tukey (=5%) foram usados para verificaÃÃo da reduÃÃo microbiana promovida pelos tratamentos, bem como para verificaÃÃo da alteraÃÃo na temperatura durante a irradiaÃÃo. DiferenÃas significativas estatisticamente na viabilidade do Streptococcus mutans entre contagens foram observadas nos grupos: Controle15; LED15; TFD5; TFD 10 e TFD15. A temperatura intra-pulpar e no periodonto foi inferior a 2oC, sendo a no interior da cÃmara pulpar maior para o grupo TFD15 quando comparado ao grupo TFD5. Dessa forma, nas condiÃÃes experimentais atuais, a terapia fotodinÃmica pode ser um tratamento eficaz e seguro a ser usado na desinfecÃÃo de dentina cariada, contudo a influÃncia do tempo de irradiaÃÃo ou exposiÃÃo à soluÃÃo salina na viabilidade do Streptococcus mutans deve ser melhor investigada.

ASSUNTO(S)

odontologia fotossensibilizaÃÃo led agentes antibacterianos dental caries streptococcus mutans photosensition led anti-bacterial agents streptococcus mutans cÃrie dentÃria

Documentos Relacionados