Detectando comprometimento cognitivo em pacientes com doença de Parkinson com um instrumento breve de rastreio cognitivo: Addenbrooke's Cognitive Examination (ACE)

AUTOR(ES)
FONTE

Dement. neuropsychol.

DATA DE PUBLICAÇÃO

2008-09

RESUMO

Resumo A detecção de comprometimento cognitivo em pacientes com doença de Parkinson é crucial para uma boa prática clínica devido às novas possibilidades terapêuticas disponíveis. Quando uma avaliação neuropsicológica completa não está disponível, instrumentos de rastreio capazes de detectar dificuldades cognitivas tornam-se cruciais. Objetivo: Investigar se a versão espanhola do Addenbrooke´s Cognitive Examination (ACE) é capaz de detectar dificuldades cognitivas em pacientes com doença de Parkinson e discriminar seu perfil cognitivo de pacientes com demência. Métodos: 77 pacientes com demência leve (53 com doença de Alzheimer e 24 com demência frontotemporal), 22 pacientes com doença de Parkinson e 53 controles saudáveis foram avaliados com a ACE. Resultados: Os pacientes com doença de Parkinson significativamente diferiram de controles saudáveis e pacientes com demência no escore total do ACE. Conclusões: Este estudo mostra que a versão espanhola do ACE é capaz de detectar pacientes com comprometimento cognitivo na doença de Parkinson e de diferenciá-los de pacientes com demência baseados no seu estado cognitivo geral.

ASSUNTO(S)

doença de parkinson doença de alzheimer demência frontotemporal instrumentos de rastreio exame cognitivo de addenbrooke.

Documentos Relacionados