Detecção de Transtornos Mentais Comuns por Médicos da Estratégia Saúde da Família em Petrópolos, RJ / Detection of Common Mental Disorders by General Practitioners in the Family Health Program in Brazil.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

CONTEXTO: Desde os anos 80, muitos estudos realizados no Brasil vêm demonstrando uma prevalência de Transtornos Mentais Comuns (TMC) na ordem de 50% entre os usuários de unidades de Atenção Primária a Saúde (APS). Também tem sido demonstrado que muitos destes transtornos permanecem não diagnosticados pelos médicos de família que trabalham nestas unidades, com taxas de detecção que variam de 30 a 60%. Desde 1994, um novo modelo assistencial voltado à integralidade e centrado no paciente vem tendo uma enorme expansão no Brasil, a Estratégia Saúde da Família (ESF), mas não há qualquer estudo que avaliou a detecção de TMC pelos médicos da ESF. OBJETIVOS: a) Avaliar a capacidade dos médicos da ESF em detectar os TMC; e b) investigar os fatores que estão relacionados À capacidade de detecção dos TMC pelos médicos na atenção primária; MÉTODOS. Um estudo de corte transversal foi realizado com pacientes de 5 unidades da ESF, de agosto a dezembro de 2002, em Petrópolis, RJ. A prevalência de morbidade psiquiátrica foi aferida através do General Health Questionnaire (GHQ-12), e a detecção dos médicos de família de TMC foi aferida através de um questionário preenchido pelos médicos após a consulta médica. RESULTADOS: 714 pessoas participaram do estudo, sendo que 400(56%) foram positivos no GHQ com um ponto de corte 2/3. Os médicos de família apontaram 379 como portadoras de TMC (53,1%). 246 pessoas foram positivas em ambas aferições, que aponta para uma acurácia de detecção de 65%, com OR de 3,043 (95% IC 2,24- 4,13). Houve uma forte associação entre a detecção dos TMC e a presença de sintomas físicos não explicados. Ser mulher, casada e usuários freqüentes também foi relacionado a uma maior taxa de detecção pelos médicos de família. CONCLUSÃO: A taxa de detecção de TMC pelos médicos da ESF é similar àquelas levantadas por outros estudos mas ao contrário de que a literatura médica apresenta, a presença de sintomas físicos inexplicados aumentou a detecção. A alta prevalência de TMC na APS evidencia para a necessidade de melhora no treinamento dos médicos de família e demais trabalhadores de saúde para reconhecimento preciso dos TMC e desenvolvimento de intervenções psicosociais baseado em evidências e culturalmente adaptadas.

ASSUNTO(S)

psiquiatria 1. detecção 2. sofrimento emocional 3.atenção primaria a saúde 3. estratégia saúde da família. 4. transtornos mentais comuns detection, case finding, primary health care, family health program, general practitioner, mental disorders

Documentos Relacionados