DetecÃÃo de inibidores de proteinases cisteÃnicas em raÃzes de feijÃo-de-corda [Vigna unguiculata (L.) Walp.] e avaliaÃÃo de sua atividade sobre o nematÃide das galhas Meloidogyne javanica.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

09/11/2007

RESUMO

A detecÃÃo de inibidores de proteinases cisteÃnicas em raÃzes de feijÃo-de-corda [Vigna unguiculata (L.) Walpers] bem como o acÃmulo de fraÃÃes ricas nestes inibidores por meio de precipitaÃÃo com sulfato de amÃnio seguida de cromatografia lÃquida de fase reversa foram realizados no presente trabalho. FraÃÃes contendo os maiores nÃveis de atividade de inibidores de proteinases cisteÃnicas foram selecionadas e sujeitas à avaliaÃÃo de sua habilidade em suprimir a mobilidade de juvenis de segundo estÃgio (J2) do nematÃide das galhas Meloidogyne javanica, raÃa 1. Em adiÃÃo o efeito nematicida destas tambÃm foi avaliado. Quanto ao parÃmetro mobilidade, a fraÃÃo F 30/60 precipitada com sulfato de amÃnio, numa dose de 40 Âg de proteÃnas, mostrou ser a mais potente de todas as amostras testadas, Ãs 24 h de incubaÃÃo. No entanto, com relaÃÃo à mortalidade ambos os picos PIHPLC e PIIHPLC, obtidos dos passos de HPLC, foram os mais ativos causando um percentual de mortes de nematÃides de 95,0 e 94,7 %, respectivamente, quando as doses mais potentes destes picos foram comparadas. AlÃm disso, a fraÃÃo F 30/60 acoplada a FITC foi usada em experimentos de microscopia de luz-fluorescÃncia para responder as seguintes questÃes: 1) Estariam os efeitos observados sobre a mobilidade e mortalidade relacionados à ligaÃÃo das proteÃnas no nematÃide? e 2) Se sim, esta interaÃÃo à realizada com a superfÃcie do nematÃide ou seu intestino, ou com ambas estruturas? A fraÃÃo F 30/60 parece ser incorporada pelos juvenis e ligar-se especificamente à regiÃo correspondente ao intestino dos nematÃides Ãs 6 h apÃs incubaÃÃo, enquanto que Ãs 24 h apÃs incubaÃÃo o complexo fluorescente parece se dispersar ao longo de todo o corpo do nematÃide, como observado pela microscopia de luz-fluorescÃncia. Estes resultados, somados, sugerem o possÃvel uso dos inibidores presentes em raÃzes de feijÃo-de-corda como ferramentas biolÃgicas potenciais no controle do nematÃide das galhas, M. javanica.

ASSUNTO(S)

bioquimica feijÃo-de-corda meloidogyne javanica nematÃides das galhas inibidores de proteinases cisteÃnicas feijÃo-de-corda - fitoquÃmica nematÃides - controle inibidores de proteases inibidores de proteinases

Documentos Relacionados