Design e comunicação: entre imagens e palavras

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

O design gráfico é uma prática profissional presente em toda atividade que possua uma identidade ou dependa de um processo, uma indicação, método ou conduta. Comunicar algo a partir de uma intenção é um de seus objetivos principais. Assim, torna-se interessante observar como se constrói a comunicação daquilo que se incorpora ao cotidiano das linguagens. Este é o objetivo geral da presente pesquisa. Trata-se, especificamente, de identificar procedimentos que o profissional dessa área tem perante este panorama: como se dá a expressão daquele que, ao utilizar diferentes linguagens, tem por atividade propiciar diálogo entre referências e repertórios para representar idéias, necessidades e possibilidades cognitivas? Qual a relação existente entre o design que se faz e o que se escreve? As questões levantadas permitem investigar como o design, como ação comunicativa, processa sua própria comunicação. Portanto, a estratégia escolhida deve propiciar a avaliação dos mecanismos de trabalho de profissionais que fazem e pensam design gráfico. Esta estratégia visa enxergar se o trabalho se modifica ao longo do tempo e se textos escritos conseguem ou não funcionar como registros de uma sequência, ordem ou mudança de paradigma na abordagem projetual, e vice-versa. Esta pesquisa parte do estudo de dois designers gráficos, selecionados por seus trabalhos práticos e teóricos: Milton Glaser e Stefan Sagmeister. Com esta seleção, será possível analisar o percurso de cada um, assim como estabelecer relações entre suas produções. Os procedimentos metodológicos incluem: levantamento de informações; seleção e análise do material para evidenciar as características próprias que se estabelecem como linguagem entre o fazer e o escrever; comparação entre os panoramas dos profissionais, a fim de perceber similaridades, pontos de diálogo e diferenças entre comportamentos, processos e resultados. Idéias desenvolvidas por diferentes autores contribuirão para a fundamentação teórica. As referências escolhidas partem do conceito peirceano de continuidade, para encontrar identificação em pensadores tanto da forma e seus propósitos (Argan, Bonsiepe e Lipovetski), quanto das espacialidades e seus significados (Santos, Ferrara, Kerckhove e Pignatari). A era da reprodutibilidade técnica (BENJAMIN, 1996) iniciou o percurso de uma atividade que abrange conceitos distintos: de Flusser (1985) à Bauman (2001), a realidade que se instala é questionada a todo momento. Do princípio que estabelece uma distinção entre arte pura e aplicada (ARGAN, 2000) até as idéias que representam esta atividade como sistema de relacionamentos (RAND, 1996), o design gráfico se apresenta também como ação semiótica

ASSUNTO(S)

espaço e espacialidades semiotics montage semiótica comunicacao visual communication graphic design comunicação design gráfico artes graficas comunicacao space design montagem

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