Desidratação e composição química do feno de Leucena (Leucena leucocephala) e Gliricidia (Gliricidia sepium)
AUTOR(ES)
BAYÃO, Geraldo Fábio Viana, EDVAN, Ricardo Loiola, CARNEIRO, Maria Socorro de Souza, FREITAS, Natylane Eufransino, PEREIRA, Elzânia Sales, Filgueira, PACHECO,Weverton, BEZERRA, Leilson Rocha, ARAÚJO, Marcos Jácome de
FONTE
Rev. bras. saúde prod. anim.
DATA DE PUBLICAÇÃO
2016-09
RESUMO
RESUMO Objetivou-se avaliar a composição química e tempo para atingir o ponto de fenação da Leucena (Leucena leucocephala) e Gliricidia (Gliricidia sepium). Foram coletadas amostras nos tempos 0, 2, 4, 6, 8,10, 12, 14, e 16 horas de secagem para obtenção da curva de desidratação para cada espécie de forragem. O delineamento adotado foi o inteiramente casualizado com nove tratamentos (9 tempos de desidratação x três repetições). Os dados referentes às características morfológicas da espécie foram submetidos à análise estatística de variância e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey a 1% de probabilidade. Para a curva de desidratação em função do tempo, os dados foram submetidos à análise de regressão. A relação folha:caule foi maior para a Gliricidia no tempo 16 horas de desidratação (P<0,05). As taxas de desidratação da amostra composta, vagem, colmo e folha composta da Gliricidia e Leucena apresentaram efeito linear crescente (P<0,05) com a Leucena mais eficiente na desidratação. Os teores de matéria seca da Gliricidia e Leucena foram, respectivamente, de 91,24% e 91,32%, enquanto os teores de proteína bruta foram de 18,64% e 17,7%. Os teores de fibra em detergente neutro corrigida para cinzas e proteína foram de 49,86% e 49,07%, e os teores de proteína insolúvel em detergente neutro foram de 1,01% e 1,77%. O tempo para atingir o ponto de feno da Leucena e da Gliricidia foi de 16 horas. A composição nutricional dos fenos de Leucena e Gliricidia apresentaram-se satisfatórios para serem fornecidos na alimentação de animais ruminantes.
ASSUNTO(S)
alimentos alternativos semiárido valor nutritivo
Documentos Relacionados
- Qualidade das silagens de leucena (Leucaena leucocephala) e gliricídia (Gliricídia sepium) sob diferentes épocas de abertura dos silos.
- Replacement of aruana grass by gliricidia (Gliricidia sepium) on silage quality
- Composição química de silagem e feno de Gliricídia sepium em diferentes alturas de resíduo
- Substituição do concentrado por silagem de gliricídia (Gliricidia sepium) sobre as características químicas do músculo Logissimus dorsi de cordeiros Santa Inês terminados em confinamento.
- Cultivo de Gliricidia sepium e Leucena leucocephala em alamedas visando a melhoria dos solos dos tabuleiros costeiros.