Desenvolvimento para a vida: os sentidos do turismo comunitÃrio em Caetanos de Cima, no assentamento Sabiaguaba - Amontada/CE / Development for life: the meanings of the community-based tourism to Caetanos de Cima, Sabiaguaba - Amontada/CE

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

16/08/2010

RESUMO

Discute os significados do turismo comunitÃrio para a comunidade de pescadores e agricultores de Caetanos de Cima, localizada no litoral do municÃpio de Amontada, estado do CearÃ, relacionando os princÃpios deste à dinÃmica polÃtica, ambiental e sociocultural existente. TambÃm apresenta brevemente um histÃrico da constituiÃÃo da Rede Tucum â Rede de Turismo ComunitÃrio do Cearà e os princÃpios associados à Rede Turisol â Rede Brasileira de Turismo ComunitÃrio. A metodologia se constituiu em visitas e observaÃÃo das prÃticas cotidianas, entrevistas semiestruturadas e aplicaÃÃo de questionÃrios, alÃm de participaÃÃo em diferentes momentos da construÃÃo da experiÃncia de turismo local e das redes estadual e nacional apresentadas. As conclusÃes versam sobre as especificidades de Caetanos de Cima e sua contribuiÃÃo para a formulaÃÃo do conceito de turismo comunitÃrio a partir dos anseios e experiÃncia polÃtica que dÃo sentido diferenciado ao desenvolvimento â relacionando-o à felicidade â bem como sobre os principais desafios e fortalezas do empreendimento turÃstico ora implantado pela comunidade.

ASSUNTO(S)

ciencias turismo comunitÃrio sustentabilidade comunidades tradicionais sustainability traditional community community-based tourism turismo sustentabilidade sabiaguaba (amontada, ce)

Documentos Relacionados